Neste sábado, a BSBIOS/UPF joga com a VSMAE, em Santa Maria, pelo Campeonato Estadual de Voleibol Feminino. O jogo será no Ginásio do Corinthians, e começa às 16 horas. A rodada finaliza a participação do time de Passo Fundo na fase classificatória. No primeiro turno a BSBIOS/UPF teve três jogos em casa, quando venceu a AEV de Erechim e a VSMAE de Santa Maria, ambas partidas por 3 x 0. Depois, no tiebreaker, perdeu para o Cefa, de Marau, por 3 x 2. No returno as meninas de Passo Fundo jogam fora de casa. Em Erechim venceram no tiebreaker por 3 x 2 a AEV e perderam por 3 x 0 em Marau para o Cefa, Centro de Formação e Treinamento de Atletas de Alto Rendimento. Agora, fecha a fase neste sábado.
Equipe
O time de Passo Fundo ainda não estará completo neste sábado. “A Lenice (em longo período de recuperação) ainda não poderá atuar, pois apresenta uma deficiência muscular”, disse o técnico Gilberto Bellaver. Para substituí-la, ele havia deslocado a central Jordana para a função de oposta. “Em Santa Maria a Jordana volta para sua posição e como oposta poderemos ter a Juliana ou a Carolina”, adiantou o professor Giba. Com uma vitória a sua equipe estrá confirmada na segunda colocação, disputando a próxima fase diante a terceira colocada.
Evolução regional
O vôlei feminino está em alta na região que, agora, tem três participantes no Campeonato Estadual. Após as conquistas da base, com o Projeto Sacada Inteligente do Notre Dame, a BSBIOS/UPF recolocou o norte do estado na principal competição gaúcha. Foi além e, agora, ostenta o título de bicampeã estadual, com os títulos de 2015 e 2016. Desde o ano passado, Erechim também participa do Estadual e a AEV vem demonstrando um grande crescimento. Por outro lado, Marau disputa a partir desta temporada com o Cefa, Centro de Formação e Treinamento de Atletas de Alto Rendimento. A proposta é profissional e, assim, também qualifica a região na elite do vôlei gaúcho.