A noite do dia 29 de novembro de 2017 ficará na lembrança de todos os gremistas espalhados pelo mundo. Os torcedores estão em êxtase, depois de assistir a grande vitória do Tricolor por 2 a 1 sobre o Lanús e, por fim, a conquista do Tricampeonato da América. Assim que o árbitro apitou a final da partida, os torcedores gremistas tomaram as ruas centrais de Passo Fundo. As duas maiores concentrações de torcedores aconteceram na rua Independência e também na avenida Brasil, com a General Neto.
O Grêmio prepara esquema especial para recepção dos atletas campeões em Porto Alegre nesta quinta-feira. Após a chegada no Aeroporto Internacional Salgado Filho, por volta das 6h da manhã, o elenco seguirá em carreata até a Arena.
O time de Renato, o primeiro a conquistar a Libertadores como jogador e treinador, iniciou a partida marcando no campo de ataque, complicando a saída de bola argentina. E foi eficaz. Aos 27 minutos, em um descuido da defesa, Fernandinho conseguiu roubar a bola antes do meio-campo e saiu em velocidade. Com confiança, avançou e mandou uma bomba na saída de Andrada. Que golaço, o primeiro do atacante na competição.
Mas o Grêmio queria mais. Manteve a sua marcação alta, não deu sossego para o time da casa e aos 41min, Jailson acionou Luan meio, driblou três marcadores e encobriu Andrada. O Grêmio voltou completo para a etapa complementar, mas aos 5 min, Arthur precisou ser substituído por ter sofrido uma falta forte ainda no final do primeiro tempo - Michel ocupou o seu lugar. Aos 27min, o Lanús conseguiu descontar com um gol de pênalti, convertido por Sand.
A segunda alteração foi feita aos 30 minutos, quando Renato tirou Lucas Barrios para colocar Cícero. Já Bressan sentiu dores no adutor e acabou substituído por Rafael Thyere, aos 37'. O jogo seguiu disputado e infelizmente Ramiro acabou expulso por levar dois amarelos após cometer falta sobre Marcone.
Mas isso não segurou o Tricolor, que manteve a garra e a vontade de erguer a taça. Quase marcou o terceiro, com Luan, aos 44', mas ficou no 2 a 1.
Escalação: Marcelo Grohe, Edilson, Geromel, Bressan, Bruno Cortez, Arthur, Jailson, Ramiro, Fernandinho, Luan e Lucas Barrios.
Banco: Paulo Victor, Léo Moura, Rafael Thyere, Michel, Cícero, Everton e Jael.
A arbitragem do jogo foi comandada por Enrique Cáceres, auxiliado por Eduardo Cardozo e Juan Zorrilla.