Começa na quarta-feira a caminhada do Tricolor Gaúcho pelo bicampeonato Mundial. Grêmio viaja com vôo fretado pela companhia aérea Azul, direto para São Paulo. A chegada será no Aeroporto Internacional de Guarulhos e de lá, a delegação gremista se divide em dois grupos para rumar à Europa, uma parte fazendo conexão em Londres e outra em Frankfurt.
No retorno, programado para o dia 17/12, ao invés de dois, serão três grupos: o primeiro voltando por Londres, o segundo por Frankfurt e um terceiro pela cidade de Madrid. A divisão definida pela logística do Clube tem como objetivo alocar toda a comissão técnica, atletas e diretoria nas classes executivas das aeronaves.
O primeiro compromisso do Grêmio para o Mundial de Clubes será em Al Ain, localizada cerca de 140 km de Dubai, onde o Tricolor enfrentará o vencedor de Pachuca, do México e Wydad Atlhetic Club, do Marrocos. A partida está marcada para o dia 12 de dezembro, às 15h (horário de Brasília). Na cidade, o Grêmio ficará hospedado no Hily Rayhaan by Rotania Al Ain (Bany Yas Street, 117th Street, Al Ain).
Após a disputa em Al Ain, o Grêmio parte para Abu Dhabi, onde permanecerá concentrado no Park Rotana Abu Dhabi (Khalifa Park Roud) para o encerramento da competição no dia 16/12.
Substituído na final da Libertadores por uma entorse no tornozelo, Arthur fica fora de combate por mais de um mês e sua ausência no Mundial já está confirmada. Capitão do tri, Pedro Geromel acusa dores no ombro esquerdo e é dúvida. Por outro lado, Maicon, em recuperação de uma cirurgia no tendão de Aquiles do pé direito, já treina com o time de transição e pode reforçar a equipe na disputa da competição.