A cidade de Passo Fundo, assim como o estado do Rio Grande do Sul, ganha notoriedade em um esporte pouco conhecido. Trata-se da bocha em cadeira de rodas. Neste sábado (09), os atletas que se destacaram nas cinco primeiras etapas da categoria simples e assumiram as doze primeiras posições do ranking estadual, disputam a Supercopa Gaúcha de Bocha em Cadeiras de Rodas, na Associação dos Sargentos, Subtenentes e Tenentes da Brigada Militar, localizada na Vila Rodrigues, em Passo Fundo.
Atualmente, os atletas da ACD (Associação Cristã dos Deficientes Físicos de Passo Fundo) possuem o título do Campeonato Estadual da categoria simples, com Everaldo Rosa. Também são detentores da segunda e terceira colocação, através de Amador Melo e Anderson Nunes, respectivamente. Na categoria de duplas, Everaldo e Amadeu também foram campeões, conquistando o título com antecedência.
A modalidade surgiu em Porto Alegre, há aproximadante três anos, e hoje já desperta interesse de outras federações. Até mesmo a ideia de criar um campeonato nacional já é pensada. Na cidade de Passo Fundo, a ideia surgiu através do presidente da Liga Profissional de Bocha, Carlos Rangel Mesquita. Ainda no sábado, às 21h, será realizado um jantar de premiação. O ingresso custa R$30 e pode ser adquirido com os atletas, no Quartel de Sargentos, Subtenentes e Tenentes ou na ACD.