Certamente foi mais sofrido do que o torcedor esperava. Com direito a prorrogação, Grêmio garantiu sua classificação para final do Mundial de Clubes da FIFA. Tricolor contou mais uma vez com a estrela de Renato Portaluppi e venceu o Pachuca-MEX, por 1 a 0, na semifinal do Mundial, em jogo realizado na tarde de terça-feira (12), no estádio Hazza Bin Zayed, em Al Ain, nos Emirados Árabes. O adversário na final de domingo, às 15h, será o vencedor de Al Jazira x Real Madrid.
No primeiro tempo, um jogo equilibrado, onde nenhuma das equipes conseguiu acertar o gol adversário. Sem Arthur, Grêmio tinha um meio-campo mais físico com Jaílson e Michel, mas sentia falta da qualidade de passe e de controle do garoto formado na base. Equipe teve menos posse de bola e não conseguia levar perigo nos contra-ataques – únicas chegadas aconteciam através da bola parada. Enquanto o lateral Cortez, por duas vezes, bloqueou chutes de Honda e garantiu a igualdade no placar.
O panorama não se modificou na segunda etapa, onde o Grêmio só conseguia levar perigo ao gol adversário na bola parada. Se o jogo de passes, característico do time, não funcionava, Renato optou pela força de Jael. Usando sua força física, o atacante conseguia prender a bola e dar sequência as jogadas. Com isso, Grêmio melhorou e passou a acionar Luan e seus laterais. Apesar da melhora, o empate sem gols persistiu no placar e o jogo se encaminhou para prorrogação. Sem jogar com o time titular desde o título da Libertadores (29 de novembro), o Grêmio apostava na questão física, já que o Pachuca havia disputado uma prorrogação no sábado. Mas, assim como aconteceu na decisão da Libertadores, onde Cícero e Jael saíram do banco e participaram diretamente da vitória na Arena, brilhou a estrela de Renato Portaluppi. O técnico colocou Everton no lugar de Michel e viu o atacante fazer o gol da vitória Gremista, aos 5 minutos do primeiro tempo da prorrogação – Victor Guzman, do Pachuca, ainda seria expulso ao tomar o segundo cartão amarelo. Com a vitória, o Grêmio enfrenta o vencedor de Al Jazira x Real Madrid na final.