Integrar e favorecer o desenvolvimento dos alunos através dos esportes foi o que motivou a realização, em 2017, da primeira edição dos Jogos de Integração, uma parceria entre a Secretaria de Esportes e a Secretaria de Educação. Entre os meses de agosto a novembro, os estudantes das escolas municipais tiveram a oportunidade de exercer a união entre equipes, a competitividade e a qualidade de vida através das disputas nas modalidades de handebol, basquete, vôlei e futsal, nas categorias mirim e infantil masculino e feminino.
“Os Jogos de Integração foram a grande jogada esportiva nas escolas em 2017 e, neste ano, devemos ampliar o período da competição, número de alunos participantes com mais escolas e também utilizar a estrutura dos ginásios e quadras das escolas do município. Realmente foram jogos de integração, pois muitas novas amizades se formaram e a competição foi feita dentro de um princípio básico: a amizade”, destacou professor Heliomar Lara, secretário em exercício dos Esportes.
Com a participação de aproximadamente 1.400 atletas e o envolvimento de 23 escolas municipais de ensino fundamental, a primeira edição da competição foi considerada um sucesso, tanto pela grande participação de alunos quanto pelo número das escolas. As disputas aconteceram em duas fases. A primeira foi interna, em cada escola, para a formação dos times. Depois, seguiu-se a segunda fase, com as competições entre as escolas. Ao todo, foram realizados 200 jogos.
Conforme Lara, a Prefeitura está estudando a possibilidade de ampliar o período dos jogos, de junho a novembro e também incluir mais modalidades. “A ideia é ampliar o número de escolas e alunos participantes”, enfatizou.
Na edição de 2017, os Jogos de Integração tiveram a participação de 23 escolas e cerca de 1400 alunos. A intenção é aumentar para 27 ou 28 escolas da rede municipal e dobrar o número de alunos, chegando a 3.000.
Jogos de Integração: depois do sucesso da primeira edição, Prefeitura estuda ampliar projeto
· 1 min de leitura