Tomando fôlego para o campeonato

Elenco do Passo Fundo passou pelo Soccer Test

Por
· 1 min de leitura
Vicari observa teste aeróbicoVicari observa teste aeróbico
Vicari observa teste aeróbico
Você prefere ouvir essa matéria?
A- A+

Na tarde do dia 04 de março, os portões do Estádio Vermelhão da Serra estarão abertos ao público para o primeiro jogo oficial de 2018. Será o início de uma nova temporada de futebol, desta vez pela Divisão de Acesso do Campeonato Gaúcho. O Esporte Clube Passo Fundo entrará em campo para enfrentar o Tupi de Criciumal. Às 17 horas, quando o árbitro apitar, além dos 90 minutos da partida, será o início de uma longa maratona. Pelo Grupo B, o Passo Fundo terá jogos de ida e volta diante de sete adversários: Brasil de Farroupilha, Esportivo de Bento, Glória de Vacaria, Igrejinha, Tupi, União Frederiquense e Ypiranga de Erechim. Além dessas 14 partidas da etapa classificatória, a caminhada ao acesso prevê, ainda, mais três fases. Com tantos jogos pela frente, haja fôlego para correr no gramado e percorrer o estado pelo asfalto. Então, agora na pré-temporada o grupo está preparando o fôlego.

 

Captando oxigênio
A preparação já começou. Após avaliações de flexibilidade, resistência e força, realizadas na UPF, não tem fôlego na planilha de atividades. E foi o fôlego que entrou no gramado do Vermelhão, na quarta-feira, para um trabalho de resistência aeróbica. O preparador físico do Passo Fundo, Paulo Renato Vicari, aplicou o Soccer Test. “É uma avaliação que mede o VO2 máximo, ou seja, a capacidade respiratória de cada um”, explicou. O teste é aplicado para grupos de cinco atletas que seguem comandos sonoros em sequência crescente de velocidade. Percorrem um espaço de 15 metros, com velocidade inicial de 8 km/h, podendo chegar a 22. Mas, de acordo com a exaustão individual, o teste é finalizado. Assim, é conhecida a capacidade individual de captar o oxigênio que será transformado em energia. Além de subsídios para a sequência da preparação, o teste já tomou um bom fôlego do grupo.

 

Exercício combinado
Uma respirada de quarta para a manhã desta quinta-feira, quando a comissão técnica aplicará uma avaliação de resistência, obtendo os índices de fadiga de cada atleta. Fôlego para o almoço, pois a tarde tem bola no gramado. A atividade principal é física, mas já conciliando um trabalho tático. “Será um exercício de resistência, dois contra dois, combinando a troca de velocidade com uma marcação simulada”, explicou Vicari. Atividades semelhantes estão previstas para a sexta-feira. No sábado o elenco vai do Vermelhão ao HO – Hospital Ortopédico, para exames médicos com ênfase às articulações e musculatura. Ou seja, no HO o grupo terá tempo para uma tomada de fôlego. Pois no domingo tem mais trabalho. E haja fôlego.

Gostou? Compartilhe