Depois de conquistar o título da Recopa Sul-Americana, o Grêmio derrotou o Novo Hamburgo e encerrou a semana com saldo positivo. Com gols de Thonny Anderson, Michel e Jael, a equipe venceu o atual campeão Gaúcho pelo placar de 3 x 0, na Arena, e saiu da zona de rebaixamento do campeonato estadual. Com sete pontos conquistados em oito jogos, o Grêmio ocupa a 9ª posição e, nesta rodada, só retorna para a zona de rebaixamento caso Juventude e São Paulo vençam seus jogos - contra Cruzeiro e São José, respectivamente.
Mesmo iniciando a rodada na última colocação do campeonato Gaúcho, o técnico Renato Portaluppi mandou a campo apenas três jogadores considerados titulares: Everton, Jailson e Ramiro. Os atletas que receberam a confiança do treinador deram a resposta antes do primeiro minuto. Logo aos 25 segundos de partida, Thonny Anderson recebeu belo passe de Jael e marcou o gol mais rápido da Arena. A combinação entre Thonny Anderson e Jael voltou a funcionar ainda no primeiro tempo. O jovem meia lançou o atacante, que deixou Michel na cara do gol, sem goleiro, para marcar o segundo gol da partida.
O placar se manteve inalterado em boa parte do segundo tempo, em que Renato usou para preservar Everton e Jailson, titulares conta o Independiente no meio de semana. Já no final da partida, Maicosuel, que havia entrado na vaga de Everton, foi derrubado na área. Na cobrança do pênalti, Jael marcou seu primeiro gol com a camisa do Grêmio e deu números finais a partida.
O Grêmio volta a campo na terça-feira (27), quando estreia na Libertadores contra o Defensor, no Uruguai, em jogo marcado para às 19h15. Pela competição estadual, a equipe viaja até Caxias, onde realiza um confronto direto contra o Juventude no domingo (04 de março), às 16h.