Depois de um longo período fora das competições oficiais da Federação Gaúcha de Basquete, em 2017 Passo Fundo arremessou forte com o surgimento do Caimans Basket Club. O time masculino foi montado pelo experiente técnico, professor Adriano Augusto de Oliveira, reunindo um grupo de apaixonados pela modalidade. Em sua primeira temporada, o time teve uma evolução constante e superou as expectativas mais otimistas. No Campeonato Gaúcho conseguiu o vice-campeonato. Depois, na cobiçada Final Four do Gauchão, obtyeve a terceira colocação. O grupo teve uma ascensão constante no ano passado.
2018
A temporada 2018 iniciou com a qualificação da comissão técnica. Em janeiro, o treinador Adriano de Oliveira permaneceu em Caxias do Sul, onde participou de um estágio no Banrisul Caxias Basquete, único representante do Rio Grande do Sul no NBB – Novo Basquete Brasileiro. Agora, quando reiniciam os treinamentos, o Caimans dá ênfase à base e às grandes contratações. E começa bem o ano, anunciando a manutenção de Vinicius Bristott que traz no currículo a camisa do Joinville no NBB e Liga das Américas. Outro nome deponta também foi confirmado durante a semana. É Adriano Garay, que já atuou no Minas Tênis e Objetivo de São Caetano. Novas contratações, incluindo nomes do exterior, devem ser anunciadas ainda este mês.
Peneira
A proposta do Caimans é abrangente, objetivando o desenvolvimento do basquete em nível regional. Para isso, abre as portas para novos atletas de Passo Fundo e região. Na próxima quinta-feira, 08/03, realizará uma seletiva, às 19 horas, no ginásio do Colégio Conceição (Rua Capitão Eleutério). Nesta temporada, além do time principal, o Caimans conta com as categorias Sub-15 e Sub-16. Os jovens atletas selecionados na peneira poderão disputar o Campeonato Estadual de Clubes. Ainda no primeiro semestre, a equipe principal fará amistosos preparatórios para o Estadual 2018 e aos Jirgs.