A caminhada para o Esporte Clube Passo Fundo retornar à elite do futebol gaúcho se inicia na noite desta segunda-feira. O adversário da estreia é o Tupi, equipe da cidade de Crissiumal, em partida marcada para às 20h15, no Estádio Vermelhão da Serra. O último treinamento realizado pelo Passo Fundo aconteceu na manhã de domingo e teve foco especial para as jogadas de bola parada. O provável time que o técnico Rodrigo Ferrari vai mandar a campo é formado por Alexandre Villa; Bahia, Ludwig, Miller e Bald; Thiago Costa e Nattan; Adilson, Maicon Santana e Léo Guerreiro; Chimbica.
De acordo com a análise do treinador Rodrigo Ferrari, a jogada de bola parada é uma das principais características do Tupi. "?"Vamos enfrentar um adversário difícil, jovem e aguerrido. Trabalham muito a bola parada. Nós analisamos o adversário e dentro de casa precisamos buscar os três pontos?"", enfatiza o técnico. Por parte da equipe do Passo Fundo, Rodrigo afirma que o torcedor pode esperar muita entrega, vontade e disciplina tática para cumprirem suas funções dentro de campo.
Pré-temporada
A preparação do Passo Fundo teve a duração de 48 dias. Nesse período, o técnico Rodrigo Ferrari realizou diversas sessões de treinamentos, com foco na parte ofensiva, defensiva, física, técnica, tática e bola parada. Além disso, a equipe realizou também dois jogos treinos e dois amistosos. Nos jogos treinos, uma vitória sobre o Selecionado de Atletas Amadores da Região, por 3 x 1, e um empate sem gols com o Glória. As partidas amistosas foram realizadas contra o Guarani de Venâncio Aires, onde a equipe empatou novamente em 0 x 0, e Sindicato dos Atletas do Rio Grande do Sul, vitória por 2 x 0. ?""Fomos muito bem na parte defensiva. Na parte ofensiva nós melhoramos na reta final. Esperamos manter essa parte defensiva muito boa e evoluir na parte ofensiva?"", avaliou o comandante da equipe.
Divisão de Acesso
O elenco e a comissão técnica do EC Passo Fundo passaram por uma palestra, ministrada pelo executivo de futebol César Braga, sobre o regulamento da Divisão de Acesso, na noite de sexta-feira (02). "?"É importante nós esclarecermos como funciona a competição, para que todos os atletas tenham a mesma sintonia e o mesmo conhecimento. É importante também, para que não ocorram surpresas"?", argumentou César Braga. Na busca pelo acesso a primeira divisão do futebol gaúcho, 16 equipes estão divididas em dois grupos, onde enfrentam todos os adversários da mesma chave, em jogos de ida e volta, durante as 14 rodadas da primeira fase. O E.C. Passo Fundo está no grupo B, juntamente com Esportivo, Igrejinha, Glória, Brasil de Farroupilha, Tupi, União Frederiquense e Ypiranga. O grupo A é composto por Aimoré, Lajeadense, Guarani de Venâncio Aires, Inter de Santa Maria, Pelotas, São Gabriel, Santa Cruz e Bagé. Os quatro melhores de cada chave avançam para as quartas de final -?- posteriormente semifinal e a grande final, sempre em jogos de ida e volta. Campeão e vice-campeão garantem o acesso para a primeira divisão. Os últimos colocados de cada grupo serão rebaixados para a Série B (Segunda Divisão do Campeonato Gaúcho).