A caminhada do EC Passo Fundo para retornar à elite do futebol gaúcho se encerrou na tarde desta quarta-feira (9). Precisando vencer o Tupi em Crissiumal, a equipe empatou em 1 x 1, na última rodada da primeira fase e foi eliminada da competição. Além da necessidade de vitória, o Passo Fundo também dependia de um tropeço do Esportivo contra o Ypiranga ou precisaria golear o Tupi e torcer para o Igrejinha vencer o Glória. Tanto em Bento Gonçalves como em Vacaria, os mandantes venceram e garantiram classificação para as quartas de final.
O Passo Fundo começou levando perigo em cobrança de falta de Gustavinho. No primeiro ataque do Tupi, Sorriso foi derrubado na área pelo volante Thiago Costa. Na cobrança do pênalti, Jorge Pedra abriu o placar. O time da casa poderia ter ampliado com Buiu, enquanto o Passo Fundo continuava usando das jogadas áreas e da bola parada para tentar empatar a partida.
No segundo tempo, Adilson entrou no lugar de Tchelé. Em sua primeira participação, acionou Juninho, que finalizou por cima do gol. Maicon Santana também teve oportunidade para marcar, mas quem empatou a partida foi o zagueiro Fernando Pinto, em bola rebatida na pequena área. Depois do empate, o Passo Fundo seguiu criando e colocando o goleiro Robinho para trabalhar, mesmo que uma vitória não evitasse a eliminação.
Tupi 1 x 1 Passo Fundo – Estádio Rubro-Negro
Tupi: Robinho; Buiu, Jeferson, Renato e Gustavo; Jorge Pedra e Moises Baiano; Sorriso, Henrique Café e Renatinho (Juan); Cléber Guerreiro (Diego Vianna). Técnico: Fabiano Borba.
Passo Fundo: Villa; Felipe Chagas, Fernando Pinto, Ludwig e Badé; Thiago Costa (Paim) e Alan Bald; Felipe Tchelé (Adilson), Gustavinho e Juninho (Jean Moser); Maicon Santana. Técnico: Hélio Vieira.