A eliminação na primeira fase da Divisão de Acesso irá promover mudanças no Esporte Clube Passo Fundo. Sem nenhuma competição para disputar no momento, todo o grupo de jogadores profissionais será dispensado nos próximos dias - juntamente com a comissão técnica do treinador Hélio Vieira.
O planejamento para o restante do ano só será feito após o próximo presidente assumir. As eleições acontecem no início do mês de junho.“Estamos fechando o balanço financeiro para entregar ao conselho deliberativo”, disse o atual presidente, Evandro Zambonato, que não planeja se canditar novamente. Por enquanto, apenas a escolinha de futebol segue em andamento no Vermelhão da Serra. No segundo semestre, a nova direção pode optar por montar um novo elenco e participar da Copa Paulo Sant'Ana.
Primeiro semestre
O clube iniciou a pré-temporada em 15 de janeiro e treinou durante 48 dias, sob o comando do técnico, Rodrigo Ferrari para se preparar para a Divisão de Acesso. A estreia aconteceu no começo de março e um mês depois, Hélio Vieira assumuiu o comando técnico da equipe, no lugar do antigo treinador. Agora, em maio, todo o grupo será desfeito após a eliminação. Na competição, o clube somou 20 pontos e terminou na 6ª colocação do grupo. Foram cinco vitórias, cinco empates e quatro derrotas, marcando 17 gols e sofrendo 15.