O jogo teve ingredientes que já ofereciam dificuldades antes mesmo de começar: ginásio acanhado onde os vestiários foram abertos para o time visitante menos de uma hora para o começo da partida, desrespeitando inclusive o regulamento da competição. Por pouco a palestra não teve que ser feita das arquibancadas do pequeno ginásio de Estrela Velha. A quadra tinha dimensões mínimas para a disputa do jogo e por ser de cimento, estava lisa, dificultando o bom andamento do jogo. O adversário, ADCH de Salto do Jacuí escolheu o local do jogo por ter que cumprir a perda de um mando de quadra por incidentes causados em 2017.
Depois do apito inicial o Passo Fundo Futsal/FASURGS/VALTRA RAZERA foi buscar o primeiro gol, mas acabou sendo surpreendido com o gol dos donos da casa. Mauki abriu o placar. O gol fez o PFF se ligar e em um lance envolvendo o estreante Lucas, o árbitro marcou penalidade. Thales bateu bem e empatou: 1 a 1.
No segundo tempo o domínio foi total do Passo Fundo Futsal que conseguiu a virada com Romarinho. A pressão continuou, e só não saíram mais gols por detalhes. Perto do fim do jogo a ADCH conseguiu empatar novamente. Depois de uma defesa maravilhosa do goleiro Zanco, a bola sobrou para Pará que mandou para as redes, final 2 a 2. “É sempre difícil jogar aqui. Levamos um tempo para nos adaptar a quadra pequena mas este ponto é muito importante. Vamos trabalhar a semana para vencer o nosso próximo desafio que será diante do nosso torcedor” disse o técnico Alexandre Boeira após o jogo.