O Brasil começou sua caminhada rumo ao sexto título mundial com um empate. Jogando na Arena Rostov, a seleção brasileira saiu na frente, mas acabou sofrendo o empate (1 x 1). O meia Philippe Coutinho foi responsável por marcar o gol brasileiro, enquanto Zuber anotou o gol suíço, na partida realizada na tarde de domingo (17). O resultado deixou as duas seleções dividindo a segunda colocação do Grupo E.
Se havia algum tipo de pressão pelo 7 x 1 sofrido no último mundial, foi embora antes dos primeiros 20 minutos. Philippe Coutinho mostrou para a torcida brasileira sua principal característica: a finalização de fora da área. O meia acertou um lindo chute no canto do goleiro Sommer e marcou o primeiro gol do Brasil na Copa. Antes disso, Paulinho também já havia apresentado seu cartão de visitas. O volante entrou na área, se aproveitou de um bate rebate, mas acabou finalizando para fora. Antes de o juiz apitar o final da primeira etapa, o zagueiro Thiago Silva aproveitou uma cobrança de escanteio para cabecear muito próximo do gol suíço.
Se no 45 minutos iniciais o goleiro Alisson não precisou sujar o uniforme, já que a Suíça não acertou nenhuma finalização no alvo, a situação mudou na segunda etapa. Logo aos cinco minutos, a seleção da Suíça chegou na bola parada. Em cobrança de escanteio, o atacante Shaqiri cruzou e o meia Zuber cabeceou para empatar a partida. Os jogadores brasileiros reclamaram muito de um possível empurrão no zagueiro Miranda, mas o juiz não enxergou nenhum tipo de irregularidade – tampouco o árbitro de vídeo entrou em ação. Em outro lance duvidoso, os jogadores do Brasil pediram uma falta em Gabriel Jesus dentro da área. O árbitro, novamente, mandou seguir a jogada. Na busca pelos três pontos, a Seleção Brasileira conseguiu criar oportunidades por meio da bola parada, já nos minutos finais. Mas as finalizações de Firmino, Miranda e Renato Augusto não conseguiram evitar o empate na estreia.
Brasil 1 x 1 Suíça – Grupo E
Brasil: Alisson; Danilo, Thiago Silva, Miranda e Marcelo; Casemiro (Fernandinho); Willian, Paulinho (Renato Augusto), Coutinho e Neymar; Gabriel Jesus (Firmino). Técnico: Tite.
Suíça: Sommer; Lichtsteiner (Lang), Schar, Ankanji e Ricardo Rodríguez; Xhake e Behrami (Zakaria); Shaqiri, Dzemaili e Zuber; Seferovic (Embolo). Técnico: Vladmir Petkovic.
Grupo E
Abrindo a rodada, Sérvia venceu a Costa Rica pelo placar de 1 x 0. Com a vitória, a seleção da Sérvia é a líder da chave com três pontos. Brasil e Suíça dividem a segunda colocação, com um ponto e empatados em todos os critérios. Costa Rica, por sua vez, sem ter pontuado, é a última colocada da chave. Na segunda rodada, o Brasil enfrenta a Costa Rica em São Petersburgo, sexta-feira (22), às 09h (horário de Brasília.) Sérvia e Suíça jogam mais tarde, às 15h.