A primeira rodada da Copa do Mundo chegou fim. As seleções do Grupo H ajudaram a manter a média de gols: em todas as 16 partidas a bola balançou as redes pelo menos uma única vez. O Japão venceu a Colômbia por 2 x 1, placar repetido na vitória de Senegal sobre a Polônia. As partidas aconteceram em Saransk e Moscou, respectivamente, na terça-feira (19). Com as vitórias, japoneses e senegaleses dividem a primeira colocação e se enfrentam no domingo (24), ao meio-dia. No mesmo dia, colombianos e poloneses buscam somar seus primeiros pontos, às 15h.
Japão 2 x 1 Colômbia
O Japão entrou em campo com a dura de missão de enfrentar a favorita Colômbia. Em 2014, as duas equipes também estavam no mesmo grupo. Na época, os colombianos contaram com uma atuação de luxo de James Rodríguez para golearem os japoneses por 4 x 1. Desta vez, com o meia artilheiro da Copa começando a partida no banco devido ao desgaste físico, o Japão contou com dois gols de bola parada para derrotar a Colômbia por 2 x 1. Carlos Sánchez colocou a mão na bola dentro da área para evitar um gol japonês e foi expulso logo no início da partida. Na cobrança da penalidade, Kagawa abriu o placar. Mesmo com um jogador a menos, a Colômbia conseguiu o empate em cobrança de falta de Juan Quintero. O meia chutou por baixo da barreira e marcou um lindo gol. Osako aproveitou cobrança de escanteio e marcou o gol da vitória japonesa no segundo tempo.
Senegal 2 x 1 Polônia
A seleção senegalesa estava há 16 anos sem disputar um Mundial e estreou com um grande feito: o primeiro representante africano a vence na Copa do Mundo da Rússia. Contra a Polônia, cabeça de chave e atual 8ª colocada no ranking da Fifa, Senegal repetiu o placar do primeiro jogo da terça-feira e também venceu por 2 x 1. O primeiro senegalês resultou de um lance infeliz de Thiago Cionek, brasileiro que defende a seleção polonesa. Idrissa Gueye chutou de fora da área e a bola desviou no zagueiro, mudando a trajetória da bola e enganando o goleiro Szszesny. A sorte sorriu para os senegaleses também no segundo tempo. Após trapalhada da defesa polonesa Niang marcou o segundo gol. Já no final da partida, o volante Krychowiak aproveitou cruzamento na área para descontar para a Polônia.