O atleta da Universidade de Passo Fundo (UPF) Tiago Perez realizou no último final de semana, dias 23 e 24 de junho, e por duas vezes em menos de 12 horas, a escalada da maior montanha do sul do país: o Pico Paraná. A atividade teve como objetivo a preparação para o Projeto 6k, que visa à conquista do Aconcágua no mês de fevereiro de 2019, considerada a maior montanha fora do continente asiático, situada na Cordilheira dos Andes, Argentina, sendo uma das sete principais montanhas do mundo.
O Pico Paraná é a montanha mais alta do Sul do Brasil. Localizada entre Campina Grande do Sul e Antonina, na Serra do Mar paranaense, ela é conhecida como uma das montanhas mais espetaculares do país, tanto por sua beleza cênica quanto por sua história. O local se descortina no meio da Mata Atlântica, elevando-se 1877 metros acima do nível do mar, num dos maiores desníveis topográficos nacionais.
Tiago foi acompanhado dos amigos de expedições Vinicius Facenda, de Passo Fundo, Elizandro Todeschini e Carlos Hoppe, de Marau, Elias Pasin, de Ibiraiaras, e Marialvo Cazzaroto, de Constantina. “Iniciamos a caminhada às 7h de sábado (23), chegando ao A2 (acampamento 2) a mais de 1500m de altitude depois de aproximadamente 8 horas de caminhada. O cansaço era grande, mas mesmo assim, após montarmos nosso acampamento, eu, Elizandro, Elias e Marialvo, saímos às 16h30min para atacarmos o cume do Pico Paraná, onde fomos presenteados por um pôr do sol fantástico, retornando ao A2 passado das 18 horas”, conta o atleta.
No domingo (24), Perez partiu novamente ao Cume, para um segundo ataque, dessa vez, acompanhado por Carlos Hoppe, onde, após chegarem ao topo, a mais de 1.877 metros de altitude, foram agraciados com o nascer do sol. “Foi uma experiência fantástica, na qual pude me desafiar e fazer um treino de imersão em uma das montanhas mais difíceis do Brasil, com trechos técnicos em rochas, onde a escalada exige o uso de grampos de ferro fixados no rochedo”, comenta Tiago.
O esportista, que ficou feliz em poder levar a UPF e seus patrocinadores ao topo da maior montanha do sul do Brasil, tem a certeza de que em breve estará buscando o topo das Américas, com a conquista do Aconcágua, uma das 7 montanhas mais desafiadoras do mundo, encarando a temida altitude, o ar rarefeito e a neve, em busca desse feito inédito para a região. “Agradeço a meus patrocinadores, a meus familiares e amigos que acreditam em meu sonho, em meu potencial, e que estiveram na torcida pelo meu sucesso e êxito em mais esse grandioso desafio”, finaliza.