A seleção brasileira fez, terça-feira, o treino de reconhecimento do gramado do Estádio Spartak, em Moscou, onde enfrentará a Sérvia, na última rodada do Grupo E da Copa do Mundo da Rússia. Será nesta quarta-feira (26), às 15h (Brasília). O treinamento foi aquele que é cronometrado pela Fifa e tem exatamente uma hora de duração. O técnico comandou o tradicional trabalho fantasma, quando exercita a movimentação e o posicionamento da equipe sem um adversário do outro lado. Na sequência, os jogadores trabalharam bolas paradas ofensivas e defensivas. Brasil e Sérvia se enfrentam no mesmo dia e horário de Suíça e Costa Rica, outra partida do grupo E. A vitória garante a classificação do Brasil em primeiro lugar do grupo. Em caso de empate, a seleção passa para as oitavas, mas a colocação depende do resultado do outro jogo.
Adversário
A Sérvia tem a característica, sim, de bola aérea ofensiva, mas também a qualidade técnica individual. Jogadores de alto nível também. "Temos a condição de neutralizar, evitar situações próximas, de faltas laterais, encurtar ou bloquear, e tirar proveito de alguma situação", disse Tite. Esta será a segunda partida entre Brasil e Sérvia. O primeiro jogo foi em 2014, durante a preparação para a Copa do Mundo do Brasil, e a seleção venceu por 1 a 0, com gol do atacante Fred. Até agora, a Sérvia somou três pontos - uma vitória e uma derrota nesta Copa. O estilo de jogo dos sérvios se baseia na força física e nas bolas aéreas.
Time
O técnico Tite já definiu a equipe que entrará em campo. Será o mesmo time que começou o jogo contra a Costa Rica: Alisson; Fágner, Miranda, Thiago Silva e Marcelo; Casemiro, Paulinho e Philippe Coutinho; Willian, Neymar e Gabriel Jesus. Desta vez, o capitão será o zagueiro Miranda. "Fico feliz em mais uma vez representar todo o grupo de capitães, todo o grupo da seleção brasileira. Se eu chegar à final e ganhar, posso ser capitão ou não, minha felicidade vai ser imensa, sendo ou não capitão", afirmou Miranda.
Suíça x Costa Rica
O empate contra o Brasil na estreia e a vitória contra a Sérvia deixaram a Suíça em situação bastante confortável no Grupo E da Copa do Mundo. Para avançar para as oitavas de final, a Suíça depende apenas de suas próprias forças contra a Costa Rica. Uma vitória na partida desta quarta-feira (27), às 15h em Nizhny Novgorod, coloca a seleção na próxima fase – se o Brasil tropeçar ou vencer por uma diferença de gols menor, pode avançar em primeira da chave. No entanto, até mesmo com uma derrota a seleção pode se classificar, desde que a Sérvia também seja derrotada pelo Brasil pelo mesmo saldo de gols.
Grupo E – Classificação
1º Brasil – 4 pontos em 2 jogos (+2)
2º Suíça – 4 pontos em 2 jogos (+1)
3º Sérvia – 3 pontos em 2 jogos (0)
4º Costa Rica – 0 pontos em 2 jogos (-3)