A Seleção Brasileira cumpriu seu objetivo na primeira fase da Copa do Mundo e conseguiu a classificação em primeiro lugar do Grupo E. O último passo foi dado com uma vitória sobre a Sérvia por 2 x 0 na terceira rodada da fase de grupos. O meio-campista Paulinho e o zagueiro Thiago Silva marcaram os gols da partida realizada em Moscou, na tarde de quarta-feira (27). Nas oitavas de final, o adversário brasileiro será o México, na segunda-feira (02), às 11h.
O primeiro
O Brasil começou levando perigo pela esquerda. Gabriel Jesus se aproveitou do espaço deixado pela equipe adversária e saiu na cara do goleiro Stojkovic, mas o árbitro marcou posição irregular do atacante brasileiro. Pouco depois, a seleção brasileira perdeu uma peça fundamental no seu lado mais forte. O lateral-esquerdo Marcelo precisou ser substituído por Filipe Luís antes dos 10 minutos, devido a problemas lombares. Precisando de uma vitória para se classificar, a Sérvia não se limitou a apenas defender, avançou o posicionamento do time em campo e cedeu espaços para o Brasil. Aos 36 minutos, Philippe Coutinho lançou e Paulinho, que se projetava nas costas da defesa adversária, encobriu o goleiro e marcou o primeiro gol do jogo. Nos acréscimos, após tabela com Filipe Luís pela esquerda, Neymar chutou de fora da área e a bola passou perto do ângulo.
O segundo
Os espaços que já eram concedidos pela Sérvia, aumentaram na volta para o segundo tempo. Em um contra-ataque Coutinho encontrou Neymar em velocidade, mas o chute do atacante foi defendido por Stojkovic. A Seleção Sérvia pressionou o Brasil por alguns minutos com cruzamentos na área e Mitrovic por pouco não empatou em uma cabeçada. No entanto, a grande arma ofensiva da seleção europeia acabou se tornando um problema defensivo. Na bola aérea, em cobrança de escanteio de Neymar, o zagueiro Thiago Silva cabeceou para marcar o segundo e aumentar a vantagem brasileira. Com Neymar e Filipe Luís, a Seleção Brasileira poderia ter anotado o terceiro, mas o placar terminou marcando 2 x 0.
Brasil 2 x 0 Sérvia:
Brasil: Alisson; Fágner, Thiago Silva, Miranda e Marcelo (Filipe Luís); Casemiro; Willian, Paulinho (Fernandinho), Coutinho (Renato Augusto) e Neymar; Gabriel Jesus. Técnico: Tite.
Sérvia: Stojkovic; Rukavina, Milenkovic, Veljkovic e Kolarov; Matic e Milinkovic-Savic; Tadic, Ljajic (Zivkovic) e Kostic (Radonjic); Mitrovic (Jovic). Técnico: Mdladen Krstajic.
Suíça classificada
No mesmo horário, Suíça e Costa Rica empataram em Nizhny Novgorod. Dzemaili e Drmic marcaram os gols suíços, enquanto Watson e Sommer (contra), marcaram os gols costa-riquenhos.
O resultado deixou os suíços na segunda colocação do Grupo E, enfrentando a Suécia na próxima fase - terça-feira (03), às 11h, em São Petersburgo.
Oitavas de final
Sábado, 30/06, Uruguai x Portugal
Sábado, 30/06, França x Argentina
Domingo, 1º/07, Espanha x Rússia
Domingo, 1º/07, Croácia x Dinamarca
Segunda, 02/07, Brasil x México
Terça, 03/07, Suécia x Suíça