Gaúcho vai jogar competição nacional em 2019

Em caso de título, clube pode optar por jogar a Copa do Brasil ao invés da Série D

Por
· 2 min de leitura
Jogadores ganharam um dia de folga para comemorarJogadores ganharam um dia de folga para comemorar
Jogadores ganharam um dia de folga para comemorar
Você prefere ouvir essa matéria?
A- A+

Ao avançar para a semifinal da Copa Wianey Carlet, o Sport Clube Gaúcho conseguiu um feito histórico: a classificação para jogar uma competição nacional em 2019. Como os outros três semifinalistas (Avenida, São José e Ypiranga) já estão garantidos no Campeonato Brasileiro, a vaga para a quarta divisão nacional é do Gaúcho. No entanto, caso conquiste o título da Copinha, o time passo-fundense pode optar por disputar a Copa do Brasil.

 

De acordo com o diretor administrativo do clube, Ronaldo Bonfante, na hipótese de vencer o torneio estadual, uma reunião será realizada com a diretoria para definir qual competição será disputada no próximo ano. Contudo, uma coisa já é certa: o Gaúcho vai jogar uma das duas.

 

Série D
A vaga na primeira fase possibilita o Gaúcho fazer no mínimo seis jogos na quarta divisão. Em um grupo com outras três equipes – da Região Sul, São Paulo e/ou Rio de Janeiro -, são três partidas em casa e outras três fora. Avançando, precisa superar outras três eliminatórias (segunda fase, oitavas e quartas de final) para chegar a semifinal e garantir o acesso para Série C. No entanto, a competição se inicia em maio e é disputada no mesmo período em que o Gaúcho acumula compromissos pela Terceirona. Na competição estadual, são permitidos apenas cinco jogadores com idades acima de 23 anos. Por isso, Ronaldo explica que, como não é possível montar dois times diferentes, seria necessário fazer um time muito bom com jogadores jovens. Avenida e Caxias são os times do Rio Grande do Sul que já garantiram vaga para a próximo edição.

 

Copa do Brasil
A primeira fase da Copa do Brasil é realizada em jogo único e está prevista para o dia 6 de fevereiro, quarta-feira. Caso opte pela competição, o Gaúcho faz o jogo em casa e precisa de uma vitória para se classificar – visitante possuí a vantagem do empate. A Copa possibilita o enfrentamento contra um time de primeira divisão, como foi o caso do Caxias, eliminado pelo Atlético Paranaense em 2018. O diretor administrativo, Ronaldo, conta que o grande benefício é financeiro, que pode contribuir para a formação de um time forte para buscar a vaga na Divisão de Acesso. Neste ano, apenas por participar da primeira fase, os clubes receberam R$ 500 mil. O regulamento também prevê uma renda de 60% para o clube classificado e 40% para o eliminado. Se optar pela Copa do Brasil, o jogo pode ser realizado no Estádio Vermelhão da Serra.

 

Ypiranga
O adversário da fase semifinal da Copinha será o Ypiranga de Erechim. A primeira partida acontece no Colosso da Lagoa, no feriado de quinta-feira (15), às 17h. O jogo da volta será na Arena, já no próximo domingo (18). A preparação para a partida começa hoje (13), quando todo o grupo realiza treinamento. Ontem (12), o técnico Fabiano Borba liberou os jogadores das atividades. Rafinha Magalhães viajou já com uma lesão muscular para Alvorada, não apresentou condições de jogo, faz tratamento durante a semana e é dúvida para o confronto.

 


Semifinal – jogos de ida - quinta-feira

São José x Avenida – 16h45 – estádio indefinido
Ypiranga x Gaúcho – 17h – Colosso da Lagoa


Quartas de final

São José 1 x 0 Grêmio – Ida: 0 x 0
Avenida 0 x 0 Aimoré – Ida: 1 x 1

Ypiranga 0 x 0 Real – Ida: 1 x 0 Ypiranga
Inter 2 (3) x (4) 1 Gaúcho – Ida: 2 x 1 Gaúcho

Gostou? Compartilhe