Ao avançar para a semifinal da Copa Wianey Carlet, o Sport Clube Gaúcho conseguiu um feito histórico: a classificação para jogar uma competição nacional em 2019. Como os outros três semifinalistas (Avenida, São José e Ypiranga) já estão garantidos no Campeonato Brasileiro, a vaga para a quarta divisão nacional é do Gaúcho. No entanto, caso conquiste o título da Copinha, o time passo-fundense pode optar por disputar a Copa do Brasil.
De acordo com o diretor administrativo do clube, Ronaldo Bonfante, na hipótese de vencer o torneio estadual, uma reunião será realizada com a diretoria para definir qual competição será disputada no próximo ano. Contudo, uma coisa já é certa: o Gaúcho vai jogar uma das duas.
Série D
A vaga na primeira fase possibilita o Gaúcho fazer no mínimo seis jogos na quarta divisão. Em um grupo com outras três equipes – da Região Sul, São Paulo e/ou Rio de Janeiro -, são três partidas em casa e outras três fora. Avançando, precisa superar outras três eliminatórias (segunda fase, oitavas e quartas de final) para chegar a semifinal e garantir o acesso para Série C. No entanto, a competição se inicia em maio e é disputada no mesmo período em que o Gaúcho acumula compromissos pela Terceirona. Na competição estadual, são permitidos apenas cinco jogadores com idades acima de 23 anos. Por isso, Ronaldo explica que, como não é possível montar dois times diferentes, seria necessário fazer um time muito bom com jogadores jovens. Avenida e Caxias são os times do Rio Grande do Sul que já garantiram vaga para a próximo edição.
Copa do Brasil
A primeira fase da Copa do Brasil é realizada em jogo único e está prevista para o dia 6 de fevereiro, quarta-feira. Caso opte pela competição, o Gaúcho faz o jogo em casa e precisa de uma vitória para se classificar – visitante possuí a vantagem do empate. A Copa possibilita o enfrentamento contra um time de primeira divisão, como foi o caso do Caxias, eliminado pelo Atlético Paranaense em 2018. O diretor administrativo, Ronaldo, conta que o grande benefício é financeiro, que pode contribuir para a formação de um time forte para buscar a vaga na Divisão de Acesso. Neste ano, apenas por participar da primeira fase, os clubes receberam R$ 500 mil. O regulamento também prevê uma renda de 60% para o clube classificado e 40% para o eliminado. Se optar pela Copa do Brasil, o jogo pode ser realizado no Estádio Vermelhão da Serra.
Ypiranga
O adversário da fase semifinal da Copinha será o Ypiranga de Erechim. A primeira partida acontece no Colosso da Lagoa, no feriado de quinta-feira (15), às 17h. O jogo da volta será na Arena, já no próximo domingo (18). A preparação para a partida começa hoje (13), quando todo o grupo realiza treinamento. Ontem (12), o técnico Fabiano Borba liberou os jogadores das atividades. Rafinha Magalhães viajou já com uma lesão muscular para Alvorada, não apresentou condições de jogo, faz tratamento durante a semana e é dúvida para o confronto.
Semifinal – jogos de ida - quinta-feira
São José x Avenida – 16h45 – estádio indefinido
Ypiranga x Gaúcho – 17h – Colosso da Lagoa
Quartas de final
São José 1 x 0 Grêmio – Ida: 0 x 0
Avenida 0 x 0 Aimoré – Ida: 1 x 1
Ypiranga 0 x 0 Real – Ida: 1 x 0 Ypiranga
Inter 2 (3) x (4) 1 Gaúcho – Ida: 2 x 1 Gaúcho