“Arerê, o Gaúcho vai jogar a Série D, êê”. Assim cantavam os jogadores do Gaúcho em Alvorada, ainda após a classificação para a semifinal da Copa Wianey Carlet. Duas semanas depois, a diretoria do clube confirma que, independente de poder ou não optar pela Copa do Brasil por ter sido vice-campeão da Copinha, a escolha será pelo Campeonato Brasileiro Série D em 2019.
“Nossa opção é pela Série D”, disse o gestor administrativo do clube, Ronaldo Bofante, ainda no começo da tarde de ontem (26). O presidente da Federação Gaúcha de Futebol (FGF), Franciso Novelletto, vai se pronunciar ainda no início da semana sobre como vão ficar distribuídas as vagas. Isso, porque o regulamento não é específico e deixa algumas brechas. O campeão da Copinha, Avenida, garantiu vaga para a Série D via Gauchão. No Campeonato Estadual, também estão previstas três vagas para a Copa do Brasil para os três melhores colocados – mas como o campeão Grêmio entra direto nas oitavas de final, por jogar a Libertadores, a vaga pode ser repassada para o quarto colocado, Avenida. Caso isso seja confirmado, o time de Santa Cruz não herdaria nenhuma vaga via Copinha e o Gaúcho teria o poder de escolha da competição nacional. Independente do resultado da distribuição, o Periquito do Boqueirão não será afetado em relação a disputa da Série D. Se a opção do time de Passo Fundo fosse pela Copa do Brasil, dependeria da confirmação da classificação do Avenida para a Copa do Brasil via Gauchão.
Homenagem
Por ter conquistado o vice-campeonato da Copinha, o Gaúcho recebeu uma homenagem na Câmara de Vereadores de Passo Fundo na tarde de segunda-feira (26). A iniciativa foi do Vereador Ronaldo Rosa. “Eu já trabalho há bastante tempo no esporte. As pessoas dizem que agora que estamos lá acreditam mais ainda no clube. Então, a própria comunidade, torcida, imprensa e toda população nos mandando parabéns pela campanha. É um crédito e uma responsabilidade muito grande”, finalizou Ronaldo.