Dirigentes sugerem nova fórmula de disputa

Formato aprovado pelos clubes será apresentado à FGF em dezembro

Por
· 2 min de leitura
O diretor de futebol Moisés Alves representou o EC Passo FundoO diretor de futebol Moisés Alves representou o EC Passo Fundo
O diretor de futebol Moisés Alves representou o EC Passo Fundo
Você prefere ouvir essa matéria?
A- A+

A Divisão de Acesso pode ter um novo formato de disputa no próximo ano. Na última segunda-feira (26), representantes das equipes participantes de 2019 estiveram reunidos na sede da Federação Gaúcha de Futebol (FGF) para discutirem sobre as possíveis mudanças na competição. O novo modelo, aprovado pelos clubes, será apresentado para o presidente Francisco Novelletto no congresso técnico da competição, no dia 14 de dezembro.

 

Durante a reunião, foram apresentadas duas novas propostas de chaveamento e colocadas em votação. A vencedora, prevê os 16 clubes divididos em três grupos: dois com cinco equipes e outro com seis. “Seria mais por região, mais regionalizado. A gente viaja menos e diminui os custos. Fica mais tranquilo”, explicou o diretor de futebol do Esporte Clube Passo Fundo, Moisés Alves. Desta maneira, os campeões de cada grupo avançam diretamente para as quartas de final enquanto os outros dez times, com exceção ao último de cada chave, jogam um mata mata para definir os outros cinco que se classificam para as quartas de final.

 

A segunda fórmula exposta no encontro não mudaria o formato do torneio, que atualmente se inicia com os times divididos em dois grupos com oito participantes cada. No entanto, modificaria a distruibuição das equipes, com um grupo composto por representantes do oeste do estado e o outro com os clubes do leste. Presente na votação, Moisés optou por escolher a fórmula com três grupos. “Pra mim é a mais interessante. É a mais tranquila. Fizemos um documento, uma ata, e vamos levar para a Federação decidir dia 14 de dezembro”, contou.

 

Outras mudanças
Os clubes também sugeriram mudanças na distribuição do dinheiro. Atualmente, a FGF divide uma quantia de aproximadamente R$ 400 mil com os oito clubes das quartas de final. A proposta é dividir esse valor, que deve ser um pouco maior na edição de 2019, com os 16 participantes e ainda no início da competição.

 

Grupo fechado
Ainda antes do final de 2018, Moisés já garante que todo o grupo de 22 jogadores do Passo Fundo já está fechado e com pré-contrato assinado. “Nós teremos também três atletas que vão passar um período de teste conosco. Já está todo o grupo e a comissão técnica acertada”, acrescentou o diretor de futebol. A comissão técnica do técnico Antônio Freitas será apresentada no dia 6 de dezembro, juntamente com o novo uniforme da equipe, em jantar no salão de eventos Estádio Vermelhão da Serra. Já no começo de 2019, dia 3 de janeiro, será a vez dos jogadores serem apresentados – entre eles, estarão o experiente goleiro Poti, com passagem pelo Bragantino; o zagueiro uruguaio Mario Larramendi, conhecido do torcedor; Henrique Peruzzi, defensor que jogou pelo Santo André e o meio-campista Bruno Sacomani. Depois da apresentação oficial, a equipe já começa a pré-temporada visando a disputa da Divisão de Acesso, que deve iniciar em 17 de fevereiro.

 

Parcerias
O Esporte Clube Passo Fundo pode anunciar novos parceiros nos próximos dias. Ainda na quarta-feira (27), Moisés se encontrou com representantes de duas grandes marcas para entregar uma proposta de publicidade e parceria. “Gostaram muito da ideia e acho que vamos conseguir acertar”, finalizou o diretor de futebol.

Gostou? Compartilhe