O Grêmio é bicampeão gaúcho. Depois de uma noite repleta de emoções, tensão, nervosismo e pênalti perdido, o Tricolor conseguiu superar o Internacional nas penalidades e sagrar-se mais uma vez campeão da competição. Os mais de 51 mil torcedores presentes na Arena assistiram a um jogo pegado e nervoso, o que não poderia ser diferente para um clássico Gre-Nal. O Grêmio se impôs e levou perigo a meta colorada por vezes na etapa incial. A melhor chance foi aos 15 minutos, em contra-ataque, quando Everton recebeu e chutou forte. No lance, Marcelo Lomba defendeu com rebote e André aproveitou para estufar as redes, mas a arbitragem assinalou impedimento no gol gremista. Já a oportunidade adversária parou nas mãos de Paulo Victor, que defendeu uma bola de Guerrero.
No segundo tempo, o Tricolor passou a ter mais posse de bola. Aos 23', tentou pela esquerda com Cortez, que caiu dentro da área, depois ser puxado por Guilherme Parede. O lance foi analisado pelo VAR e o pênalti assinalado para os gremistas. Houve confusão, em que D'Alessandro e o técnico Odair terminaram expulsos. Na cobrança, aos 29', André chutou no canto esquerdo e Marcelo Lomba defendeu. No rebote, Geromel chutou por sobre a meta, depois de dividir com Dourado. Outras duas boas chances surgiram nos minutos finais, aos 49'. Na primeira, Everton recebeu na esquerda, invadiu a área e buscou o ângulo esquerdo de Lomba. A bola saiu por detalhe. No lance seguinte, o atacante recebeu novamente e mandou uma bomba, que explodiu na trave.
Com o zero a zero no tempo regulamentar, o jogo foi decidido nas penalidades. Depois de muito nervosismo, o Tricolor venceu o Internacional por 3 a 2. Tardelli, Matheus Henrique e André marcaram para os gremistas.
Festa em Passo Fundo
Mal André converteu a última cobrança e a festa começou. Em Passo Fundo os foguetes e as buzinas deram o tom da festa. Da Avenida Brasil à Rua Independência, o trânsito praticamente parou. Mas a festa tomou conta mesmo da Independência, com torcedores nas calçadas e nas ruas, na quadra entre Bento e Capitão Eleutério. Bandeiras, camisetas tricolores e o Hino do Grêmio invadiram as ruas centrais. Foi uma grande festa, celebrando a velha rivalidade do futebol gaúcho. Desta vez, a alegria foi tricolor.