A torcida do Gaúcho terá de esperar pelo menos mais um ano para ver o Gaúcho na Divisão de Acesso. A equipe foi eliminada nos pênaltis para o Guarany de Bagé, neste domingo (30), no estádio Estrela D´Alva. Após o empate em 1 a 1 no tempo regulamentar, os donos da casa garantiram presença na final com uma vitória de 3 a 2 na cobrança de pênaltis. O Guarany nem precisou realizar a quinta cobrança. Na decisão da outra vaga, o Brasil de Farroupilha venceu o Santo Ângelo por 2 a 1.
Após o empate em 1 a 1 no primeiro jogo da semifinal, na Arena BSBIOS, o Gaúcho foi para Bagé com a missão de fazer pelo menos um gol para levar a decisão para os pênaltis. Foi exatamente o que aconteceu. A exemplo do primeiro confronto, o Guarany largou na frente. Aos 17 min da etapa inicial, uma bola chutada para dentro da área, bateu no braço do jogador do Gaúcho e o árbitro Leandro Vuaden marcou pênalti. Rafinha bateu no canto direito, e abriu o placar.
A equipe do técnico Fabiano Borba não se abalou com o gol e por muito pouco não conseguiu igualar o marcador. Aos 22 min, Eric bateu forte rasteiro no canto esquerdo, mas o goleiro Eder fez grande defesa.
O Gaúcho chegou ao gol de empate, também a partir de um penalti assinalado por Vuaden. Aos 33 min, num levantamento para área, o zagueiro Itamar subiu e tocou com a mão na bola. Na cobrança, Adilson bateu no canto esquerdo e deixou tudo igual.
Sabendo da vantagem do gol qualificado, o Gaúcho tentou pressionar na segunda etapa para ampliar. Dimitry teve pelo menos duas oportunidades, mas não conseguiu concluir com qualidade. Precavido, o Guarany tratou de se defender e não arriscou muito no ataque. Com o empate em 1 a 1 a decisão ficou para os pênaltis.
Das cinco cobranças, o Gaúcho conseguiu marcar apenas dois gols: Adilson e Lucão. Dimitry, Dartora e Andrews desperdiçaram. O Goleiro Willian Lago ainda defendeu uma das cobranças. Com a vantagem, o Guarany não precisou bater o último pênalti.
'É uma frustração muito grande. Uma tristeza. Pedimos desculpas para a direção e torcida, mas não faltou empenho e dedicação", disse o técnico Fabiano Borba, logo após a desclassificação.