Um grupo forte e com uma estratégia objetiva: um time para sair da Segundona. Com essa filosofia, o Sport Clube Gaúcho prepara a equipe para disputar a Segunda Divisão do Campeonato Gaúcho. A estreia será em casa, no dia 05 de abril diante do Marau. Então restam 24 dias para completar a composição do elenco, condicionar fisicamente os atletas e ensaiar aquilo que será apresentado na temporada. Dentro desta proposta, 19 jogadores batiam bola na tarde de quinta-feira, antes do início do treinamento. Algumas caras conhecidas, muitas novidades, outros esvaziando as malas ou em viagem a Passo Fundo. A montagem do elenco segue um planejamento que, na prática, já estaria quase completo. Ainda estão faltando algumas peças, mas o trabalho já é intenso.
Palavra de especialista
Ao pisar no gramado da Arena Wolmar Salton BSBIOS, o técnico Vanderson Pereira sente-se em casa. Lembra histórias do seu pai Joubert, por muito tempo capitão do Gaúcho. Mas o foco está no presente. “Tem que ser competitivo. Não adianta ter um time muito técnico. Tem que ter um time que saiba jogar a competição”. E Vanderson está muito bem credenciado para fazer essa avaliação. É especialista em tirar times da Segundona, pois foi campeão comandando o Marau e o Guarany de Bagé. Assim, claro, também conhece os adversários e as particularidades do campeonato. “Hoje todos os atletas que vamos enfrentar queriam estar aqui, sabem do nome e da estrutura do Gaúcho. Por isso temos que focar na competição e a equipe, além desse respeito, deve ser competitiva”. Enquanto contemplava o grupo no habitual bobinho que antecede as atividades, o técnico deixou escapar seu otimismo: “vai dar para montar um time bem competitivo”.
Carga intensificada
Vanderson diz que a maioria dos atletas “tem a nossa indicação, inclusive alguns remanescentes que tivemos interesse, pois têm boa trajetória”. Dentre esses, estão Caetano, Gustavo, Borowski e o goleiro Pedro, além do atacante Almeida, que mantém vínculo com o clube. Ao lado do técnico está o auxiliar Jefferson Fredo Rodrigues que foi Campeão da Libertadores em 1995. Para quem não recorda, atuando pelo Grêmio ele era conhecido como Jé. O preparador físico é Mariel Mess e o de goleiros Maicon Melo. A comissão técnica optou por intensificar os trabalhos durante a pré-temporada. A carga é de 5x1, ou seja, a cada cinco turnos de trabalho um de folga. “Alguns que estavam na mesma divisão o ano passado sentem a carga, pois estavam parados há mais tempo”, explica Mariel. Já outros chegam tinindo, pois chegam direto de disputas em primeiras divisões de estaduais. Antes de apitar para reunir o grupo, Vanderson disse que “a intensão é fazermos um jogo-treino e dois amistosos”. Papo rápido, aquecimento e começou o treinamento técnico da tarde.