O técnico do Internacional, Abel Braga, foi eleito por jornalistas, capitães e treinadores de outros 20 clubes o melhor dirigente técnico do Campeonato Brasileiro de 2020, na noite desta sexta-feira (26), na sede da CBF no Rio de Janeiro. Além do comandante colorado, Victor Cuesta levou o troféu de melhor zagueiro da competição e Edenílson de melhor voltante do torneio nacional.
Substituindo o argentino Eduardo Coudet, Abel assumiu o comando do Colorado em novembro, dirigindo o time no Brasileirão a partir da 21ª rodada. O trabalho do treinador, que é um velho conhecido da torcida gaúcha, levou o Internacional ao vice-campeonato da competição. "Tem a dor, mas tem uma satisfação enorme, se a gente comparar investimentos, equipes. Sempre foi assim, muita luta, sacrifício e entrega. O clube merecia ter ido um pouco mais, tem a dor da decepção da maneira que foi", disse Abelão antes da cerimônia segundo o portal de notícias UOL.
O prêmio
O Prêmio Brasileirão 2020 reuniu os principais destaques do Campeonato Brasileiro nesta temporada. Entre o Brasileirão Assaí, o Brasileiro Feminino A-1 e outras divisões do torneio nacional, foram premiados os melhores atletas e técnicos do nosso futebol, entre outras homenagens.
Os grandes destaques individuais da noite foram Claudinho, do Red Bull Bragantino, e Gabi Zanotti, do Corinthians, que foram os Craques do Brasileirão. Além do maior prêmio individual da noite, Claudinho ainda foi eleito como revelação e melhor meia do Brasileirão Assaí, além de conquistar o prêmio de artilheiro ao lado de Luciano, que também marcou 18 gols. Gabi Zanotti, por sua vez, entrou para a Seleção do Campeonato como melhor meia e foi, junto com Carla Nunes, a jogadora com maior número de troféus na noite desta sexta.
Fora das quatro linhas, o Prêmio Brasileirão ainda homenageou os técnicos Arthur Elias, do Corinthians, e Abel Braga, do Internacional, que foram eleitos os melhores do Brasileiro Feminino e do Brasileirão Assaí, respectivamente. Além dos técnicos, o melhor quarteto de arbitragem do Campeonato Brasileiro foi homenageado durante a cerimônia. Em um ranking estabelecido pelos critérios técnicos da Comissão de Arbitragem, os melhores foram: Leandro Vuaden (árbitro), Neuza Back (auxiliar), Rodrigo Correia (auxiliar) e Wagner Reway (árbitro de vídeo).
Brasileiro Feminino A-1
Craque: Gabi Zanotti (Corinthians)
Craque da Galera: Kaká (Flamengo)
Revelação: Jaqueline (São Paulo)
Gol Mais Bonito: Ingryd (Corinthians)
Melhor Goleira: Letícia (Corinthians)
Melhor Zagueira: Agustina (Palmeiras)
Melhor Zagueira: Érika (Corinthians)
Melhor Lateral: Tamires (Corinthians)
Melhor Lateral: Bruna Calderan (Avaí/Kindermann)
Melhor Volante: Andressinha (Corinthians)
Melhor Volante: Julia Bianchi (Avaí/Kindermann)
Melhor Meia: Gabi Zanotti (Corinthians)
Melhor Meia: Duda (Avaí/Kindermann)
Melhor Atacante: Carla Nunes (Palmeiras)
Melhor Atacante: Lelê (Avaí/Kindermann)
Melhor Técnico: Arthur Elias (Corinthians)
Brasileirão Assaí
Craque: Claudinho (Red Bull Bragantino)
Craque da Galera: Gabigol (Flamengo)
Revelação: Claudinho (Red Bull Bragantino)
Artilheiro: Luciano (São Paulo)
Gol Mais Bonito: Everton Ribeiro (Flamengo)
Melhor Goleiro: Weverton (Palmeiras)
Melhor Zagueiro: Gustavo Gómez (Palmeiras)
Melhor Zagueiro: Victor Cuesta (Internacional)
Melhor Lateral: Fagner (Corinthians)
Melhor Lateral: Guilherme Arana (Atlético-MG)
Melhor Volante: Edenílson (Internacional)
Melhor Volante: Gerson (Flamengo)
Melhor Meia: Claudinho (Red Bull Bragantino)
Melhor Meia: Vina (Ceará)
Melhor Atacante: Gabigol (Flamengo)
Melhor Atacante: Marinho (Santos)
Melhor Técnico: Abel Braga (Internacional)