Faltam cerca de quatro meses para o Transcatarina – um dos maiores eventos off-road do país – e o grid já conta com 270 pré-inscritos, sendo 224 confirmados. De Passo Fundo, até agora, serão cinco representantes. As inscrições estão abertas pelo site do evento. O 13º Transcatarina terá início no dia 26 de outubro (terça-feira), na cidade de Fraiburgo, no Vale dos Imigrantes. A secretaria de prova abrirá a partir das 10h, para a recepção dos participantes, com entrega dos kits do evento. Os municípios que fazem parte do roteiro são Lages e Caçador, com chegada em Tubarão, no dia 30 de outubro (sábado). As lindas paisagens de São Joaquim e Urubici estão neste percurso. As categorias disponíveis são de competição (Máster, Graduados, Turismo, Turismo Iniciante e Turismo Light), e de passeio (Passeio Expedition, Passeio Radical 1 e 2, Camping e Adventure 1, 2 e 3).
Rally, trilhas e aventuras
O Transcatarina reúne diversos perfis de off-roaders, desde aqueles que gostam de uma competição aos que preferem um passeio. “E aí, temos várias opções de trilhas: de nível pesado, médio e leve. Basta a pessoa escolher a categoria que mais lhe agrada, colocar o 4x4 na terra, fazer novas amizades e se divertir. O Transcatarina oferece cinco dias de aventura e momentos que ficam registrados na memória”, explicou o diretor geral do evento, Edson João da Costa. O Transcatarina cortará o estado a partir do Vale dos Imigrantes, passando pela região do Rio do Rastro, até alcançar o litoral sul de Santa Catarina. Serão cerca de 800 quilômetros com muitas trilhas e obstáculos naturais (adequados a cada categoria).
Passo Fundo na mistura de sotaques
Organizado pelo Caçador Jeep Clube, o Transcatarina atraí participantes de diversas regiões do país. Até o momento, serão 94 cidades representadas e nove estados: Amazonas, Distrito Federal, Mato Grosso, Minas Gerais, São Paulo, Rio de Janeiro, Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul. De Passo Fundo, confirmaram presença na categoria Adventure 02: Magnus Alexandre Perini, Maurício Nunes, Matias Grazziotin, Maurício Morsch e Leandro Francisco Dias Desbesel.
Pandemia e economia
Lembrando que, assim como no ano passado, a organização do Transcatarina manterá todas as medidas sanitárias necessárias para evitar a propagação da Covid-19. O evento será realizado em um momento importante para o país, uma vez que as projeções para outubro é que a maioria da população já esteja imunizada e a economia caminhando para a recuperação. O setor do turismo será um dos maiores beneficiados pelo evento. “Por meio do Transcatarina, os participantes injetarão dinheiro da economia regional, uma vez que todos utilizarão de hotéis, combustível, restaurante, bem como serviços de apoio mecânico. Ainda, desde o início do evento, temos o nosso lado social, com doação de cestas básicas as instituições carentes”, salientou Costa. Faz parte da inscrição de cada carro, a doação de 40 quilos de alimentos não perecíveis e, todos os anos, são arrecadadas cerca de 10 toneladas.