Atletismo: Guilherme Kurtz conquista ouro no Chile

Atleta passo-fundense foi um dos brasileiros que se destacaram no torneio de Atletismo Orlando Guaita

Por
· 1 min de leitura
Oscar Muñoz Badilla/ON Oscar Muñoz Badilla/ON
Oscar Muñoz Badilla/ON
Você prefere ouvir essa matéria?
A- A+

O tradicional torneio de Atletismo Orlando Guaita, que acontece anualmente do em Santiago, no Chile, precisou ser cancelado no ano passado por questões sanitárias relacionadas à pandemia. Mas em 2021 a competição voltou, e dois atletas brasileiros foram destaques das provas. A paulista Thainá Guerino Fernandes venceu a competição de salto em distância, com 6,35 metros; e o passo-fundense, Guilherme Kurtz, conquistou o ouro na prova dos  3 mil metros.

A competição aconteceu no último domingo (24), na pista de San Carlos de Apoquindo. Competiram atletas da Argentina, Colômbia, Equador e Chile, além do Brasil. 

Kurtz, de 27 anos, que passa por um bom momento na temporada, comemorou mais um resultado expressivo, pois na semana passada, ele venceu os 800 metros e os 1.500 metros, representando a UnG-SP, nos Jogos Universitários Brasileiros (JUBs), em Brasília. Ele é treinado por José Florenal da Silva.

O atleta enfatizou o bom desempenho desta reta final de 2021. “O GP Orlando Gaita é um dos mais tradicionais da América do Sul. Estou Muito feliz por colocar meu nome na história do torneio ao vencer os 3.000 metros”, disse ele. Ao analisar o seu desempenho do último domingo, o atleta comenta que a prova foi bastante tática até os 2.000 metros e que buscou atacar quando  faltavam 800 metros, conseguindo garantir a vitória com uma chegada bastante forte. Ele também mostra alegria em colocar a cidade de Passo Fundo em destaque no atletismo brasileiro e sul-americano. “É bacana a mídia divulgar minha conquista destacando o fato de eu ser gaúcho, natural de Passo Fundo, como fez a Confederação Brasileira de Atletismo em seu site oficial”, destacou.

Agora, de volta à sua cidade natal, Guilherme já iniciou a preparação para mais uma competição. No dia 20 de novembro, ele vai participar dos jogos abertos de Santa Catarina (JASC), que irão acontecer em Timbó-SC, esta será a última competição de pista do ano.

Gostou? Compartilhe