No próximo sábado (14), a bola vai rolar pelo Gauchão Série A2, a popular Divisão de Acesso. São 16 clubes de 15 cidades gaúchas lutam pelas duas vagas na elite do futebol estadual de 2022.
Do Norte a Sul, de Leste e Oeste, passeando pela Serra até a Campanha. O Gauchão Série A 2021 preenche praticamente todo o mapa do Rio Grande do Sul. Somando as populações de cada cidade, pelo menos 1,5 milhão de pessoas poderão ser impactadas pela competição. Bagé é o único município com dois representantes, os rivais Bagé e Guarany. “Essa diversidade de clubes, cidades e regiões, com certeza, será um diferencial desta edição. É um exemplo da força do futebol gaúcho em todos os cantos do Estado”, explica o presidente da FGF, Luciano Hocsman.
Os 16 clubes participantes estão divididos em dois grupos com oito equipes em cada. A primeira fase será disputada em turno e returno, classificando-se os quatro melhores para as quartas de final. A partir dessa etapa, os jogos serão no sistema mata-mata em ida e volta, prosseguindo assim na semifinal e na final.
O campeão e o vice-campeão estarão classificados para o Gauchão Série A 2022. Os piores colocados de cada grupo da fase inicial serão rebaixados para o Gauchão Série B - Segunda Divisão.
Por conta das restrições impostas pela pandemia de Covid-19, a Divisão de Acesso foi interrompida na última temporada, após a realização de três rodadas. A competição terá início a partir da data estipulada, com os mesmos clubes e sem validação dos jogos realizados em 2020.
O Passo Fundo faz os últimos ajustes nesta semana para entrar em campo no sábado (14), às 15 horas para enfrentar o Cruzeiro na cidade de Cachoeirinha.