Na tarde deste domingo o ECPF entrou em campo para enfrentar o Cruzeiro em partida válida pela última rodada da primeira fase do Gauchão Série A2. O Passo Fundo precisava vencer e torcer por resultados paralelos para fugir do rebaixamento, e conseguiu conquistar o objetivo. Vencendo o Cruzeiro por 3 a 1, e com o empate sem gols entre Brasil-FAR X Igrejinha, Passo Fundo ganhou uma posição e rebaixou o Igrejinha.
O Passo Fundo entrou em campo sabendo que precisava vencer para fugir do rebaixamento, e desde o primeiro minuto a equipe buscou o gol. Não demorou para os donos da casa balançarem as redes. Aos sete minutos Leandro Canhoto aproveitou a saída errada do Cruzeiro e abriu o placar. No minuto seguinte Jhonatan ampliou o placar, e parecia que a partida ia se encaminhar para vitória sem maiores dificuldades. Mas o segundo gol fez com que o Cruzeiro equilibrasse as ações e os visitantes descontaram ainda na primeira etapa. Aos 34 minutos Menezes descontou.
No segundo tempo a partida seguiu equilibrada, mas só o Passo Fundo balançou a rede. Aos 26 minutos Leandro Canhoto marcou o segundo dele no jogo e o terceiro do ECPF.
A vitória garantiu os três pontos para o Passo Fundo e permanência do clube no Gauchão Série A2. O ECPF se beneficiou de um resultado paralelo e, na última rodada ultrapassou o Igrejinha, que foi rebaixado para a Segunda Divisão.