TRANSCATARINA - Provas técnicas e a exaltação das belezas da Serra Catarinense

Foram quatro dias de muitas aventuras que passaram por regiões inéditas no evento que incluíram a Coxilha Rica, Serra do Rio do Rastro e Corvo Branco   

Por
· 1 min de leitura
Edição teve aventuras por regiões inéditas (Foto-Doni Castilho/DFOTOS)Edição teve aventuras por regiões inéditas (Foto-Doni Castilho/DFOTOS)
Edição teve aventuras por regiões inéditas (Foto-Doni Castilho/DFOTOS)
Você prefere ouvir essa matéria?
A- A+

As paisagens do 13º Transcatarina, rali de regularidade, merecem um destaque a parte. Realizado de 26 a 30 de outubro, a edição de 2021 chamou a atenção dos participantes pelas belezas naturais do centro oeste e da serra catarinense. Com largada de Fraiburgo, o evento passou por Caçador, Lages, São Joaquim, tendo como destino o município de Tubarão. O Transcatarina contou com um grid de 265 veículos (345 carros com os apoios), vindos de 14 estados e 116 municípios, reunindo cerca de 800 pessoas. Os participantes tiveram a oportunidade de passar por diversos pontos turísticos, entre eles a Coxilha Rica, Serra do Rio do Rastro e Serra do Corvo Branco. Para quem não conhecia, uma excelente oportunidade para levar para a família e amigos alguns registros do Sul do país.


Passo-fundenses 

O evento é composto pelas categorias de competição (Máster, Graduados, Turismo, Turismo Iniciante e Turismo Light), e passeio (Passeio Expedition, Passeio Radical 01 e 02, Camping e Adventure 01, 02 e 03). Com 13 participantes, o Team Passo Fundo disputou na categoria Adventure – destinada aos jipeiros “raiz”.


Muitos obstáculos

Foram quatro dias de disputas, nos quais os competidores transpuseram vários tipos de obstáculos: cascalho, travessias de rios, piso batido, muitas curvas, planilhas com referências bem próximas (mudanças de direção e mudanças de média de velocidade) etc. Na categoria Máster, os campeões foram Gustavo Schmidt e Jhonatan Ardigo – dupla formada de última hora e inscrita cinco dias antes do início da competição. “Nunca havíamos competido juntos e fui convidado para correr o Transcatarina bem às vésperas. Com este título, torno-me tetracampeão do evento e o Jhonatan bicampeão. Retorno após um ano ausente e fecho com chave de ouro esse momento”, disse orgulhoso Guga. Na categoria Graduado, Dirceu Potrich e Leonardo Borges Menarim comemoraram o título. O casal Gustavo Pereira Amorim e Débora Bonatti soltou o grito de campeão da categoria Turismo. E para encerrar as comemorações do 13º Transcatarina, os amigos Ricardo Luiz Santos e Gustavo Herdt Westrup foram os campeões. Mais do que estrear no Transcatarina, eles competiram pela primeira vez a bordo de um 4x4 (eles são pilotos de quadriciclos).

Gostou? Compartilhe