Começou a fase eliminatória da Copa FGF - Troféu Dirceu de Castro, a conhecida Copinha. No sábado, 20, abrindo as quartas de final, Bagé e Novo Hamburgo empataram em 1 a 1. As outras partidas foram no domingo, 21, quando São José e Glória venceram Passo Fundo e Brasil de Farroupilha, respectivamente, e largaram em vantagem. Aimoré e Grêmio ficaram no empate. Como venceram por um gol de saldo, São José e Glória jogam por qualquer empate nas partidas de volta. Já Passo Fundo e Brasil-Far necessitam vencer por dois gols de diferença para ir às semifinais. Se vencerem por um gol de diferença, a decisão vai aos pênaltis. Já nos confrontos entre Grêmio x Aimoré e Novo Hamburgo x Bagé, quem vencer se classifica.
Derrota no Passo d’Areia
Domingo, em uma partida muito equilibrada, com o Passo Fundo buscando a posse de bola no Passo d'Areia, o São José foi mais eficiente. Assim, terminou a invencibilidade do ECPF na competição. O time fez a melhor campanha entre as 18 equipes, com 9 vitórias e 1 empate em10 jogos. A primeira derrota foi no estádio Francisco Novelletto, em Porto Alegre. O São José abriu o placar cedo. Aos 12 minutos, em uma jogada de contra-ataque, Maradona invadiu a área e, na saída do goleiro, tocou para as redes. O São José seguiu pressionando e teve três oportunidades de ampliar o placar. No segundo tempo, foi o Passo Fundo que pressionou, mas não conseguiu acertar o alvo. Na próxima quarta, 24, a bola rola às 19 horas no Vermelhão da Serra, quando o ECPF necessita vencer para reverter o resultado do jogo de ida.
Bagé 1 x 1 Novo Hamburgo
Sábado, jogando em casa, o Bagé começou pressionando. O gol não demorou a sair, aos 18 minutos, quando Ramon acionou Pablo, que recebeu em velocidade e encobriu o goleiro: 1 a 0. Depois da abertura do placar, o Novo Hamburgo passou a atacar mais. No segundo tempo, aos 31, após cruzamento da direita, Luan Santos não pegou em cheio na bola e ela se ofereceu para Júnior Timbó, livre, empatar a partida. A partir da igualdade, o jogo voltou a se equilibrar, com o Bagé tentando novamente jogadas ofensivas e o Novo Hamburgo ainda levando perigo. Porém, nenhum dos times conseguiu balançar as redes outra vez.
Brasil de Farroupilha 1 x 2 Glória
Depois de um primeiro tempo com o placar zerado no estádio das Castanheiras, em Farroupilha, o Glória conseguiu furar o bloqueio do Brasil aos três minutos da etapa final. Após cobrança de falta, Brandão cabeceou e abriu o placar Aos seis, Brandão de novo foi às redes. O atacante aproveitou uma roubada de bola, viu o goleiro adiantado e quase do meio-campo: golaço e 2 a 0. Aos 14 minutos, Wellington, de pênalti, descontou para o Brasil.
Aimoré 1 x 1 Grêmio
Os garotos da transição do Grêmio abriram o placar aos 7 minutos do primeiro no estádio Cristo Rei, em São Leopoldo. Wesley aproveitou rebote do goleiro e fez 1 a 0. O Aimoré foi todo pressão no segundo tempo, mas parou em finalizações no travessão e em grandes defesas de Hugo. Isso até os 51 minutos da etapa final, quando, após bate-rebate na área e mais bola na trave, Bruno Oliveira desviou de cabeça para empatar.