O ano de 2022 começará com caras novas no grupo principal do Inter. Quatro jogadores do time Sub-20 serão promovidos e começarão a pré-temporada com os demais atletas: o zagueiro Tiago Barbosa, o lateral-esquerdo Thauan Lara, o volante Matheus Dias e o atacante Nicolas. Eles se juntarão a atletas que já haviam sido promovidos na temporada passada, casos do goleiro Anthoni e dos atacantes Juan Cuesta e Matheus Cadorini. “São atletas que já vinham sendo observados, assim como todos os outros do elenco. Entendemos que estão aptos para o período de transição e irão começar o ano com o grupo principal. Outros jovens também podem seguir o mesmo caminho. Trata-se de um processo natural e conforme vão mostrando trabalho na base e vão aparecendo oportunidades no principal, iremos abrindo caminho”, explica o diretor executivo Paulo Bracks.
Copinha
Nos primeiros dias de janeiro, o time júnior estará na disputa da Copa São Paulo. Existe a possibilidade que ao término da competição mais atletas sejam promovidos ao plantel principal. “Nosso trabalho tem muita integração entre base e profissional. É um intercâmbio constante de informações, possibilitando melhor avaliação e aproveitamento dos jovens. Assim como Cadorini subiu e deu resultado ano passado, agora vamos possibilitar que mais jovens apareçam e tenham a oportunidade de mostrar trabalho nos treinos do dia a dia e buscar oportunidade”, comenta o vice-presidente de futebol Emílio Papaléo Zin.
Temporada
A temporada que se encerra foi extremamente positiva para a base do Inter. Além da formação e maturação de atletas, a categoria Sub-20 venceu o Campeonato Brasileiro Sub-20, a Supercopa do Brasil Sub-20 e o Campeonato Gaúcho sub-20. A categoria Sub-17 também foi campeã estadual. “Historicamente, a instituição sempre utilizou atletas formados em casa, o sucesso do time nos próximos anos passa pelo desenvolvimento das categorias de base. As conquistas refletem o caminho que está sendo trilhado”, explica o presidente Alessandro Barcellos.
Os que subiram
- Thauan Lara tem 17 anos, mesmo assim já atua na equipe sub-20 do Internacional, onde é o titular da lateral-esquerda. No clube desde os 9 anos, Lara já foi convocado para a seleção brasileira sub-15 e sub-17. Em 2021 fez 4 jogos e marcou duas vezes pela equipe sub-17, pela equipe sub-20 foi semifinalista da Copa do Brasil, campeão gaúcho, do Brasileirão Sub-20 e da Supercopa. Jogou 27 partidas e tem 8 gols marcados.
- Tiago Barbosa, tem 20 anos e está no Internacional desde maio de 2019. O zagueiro foi campeão da Copa São Paulo, em 2020, e em 2021 venceu o Gauchão, Brasileiro e a Supercopa, tendo atuado em 28 jogos.
- Matheus Dias é volante tem 19 anos e chegou ao Internacional em 2021. Foi campeão Gaúcho, do Brasileirão e da Supercopa. Atuou em 29 jogos da temporada e marcou 4 gols, um deles decisivo na final do Brasileirão.
- Nicolas é atacante tem 20 anos e está no Internacional desde 2017. Foi campeão da Copinha 2020 e ganhou este ano o seu terceiro gauchão. Em 2021 foi campeão também do Brasileirão Sub-20 e da Supercopa. Nicolas atuou em 20 jogos e marcou três gols.