Em Conselho Técnico realizado na tarde de quarta-feira (9), a Federação Gaúcha de Futebol definiu, junto com representantes dos clubes participantes, as datas e regulamento para a realização da Série A2 do Gauchão, a Divisão de Acesso 2022.
A competição terá início no dia 10 de abril, com encerramento previsto para o dia 24 de julho. Serão 16 clubes, divididos em duas chaves regionalizadas, em jogos de turno e returno. Classificam-se os quatro melhores de cada grupo. As quartas de final, semifinais e final serão disputadas em jogos de ida e volta.
O campeão e vice estarão classificados para o Gauchão 2023. Por sua vez, os piores colocados de cada grupo serão rebaixados para a Segunda Divisão - Gauchão Série B 2023. Os clubes poderão contar com a presença da torcida nos estádios.
O Esporte Clube Passo Fundo e o Gaúcho vão se enfrentar logo na primeira fase, já que ficaram no Grupo A da competição. Apesar de estar com a data e a formula de disputa já definida, a competição ainda aguarda uma decisão do STJD para definir todos os participantes da competição, pois GE Bagé pode ocupar o lugar do São Gabriel, dependendo do resultado de um julgamento que analisa uma possível escalação irregular de atletas, que tirou do GE Bagé 12 pontos.
Confira os grupos:
Grupo A: Brasil de Farroupilha, Cruzeiro, Esportivo, Gaúcho, Glória de Vacaria, Passo Fundo, Tupi e Veranópolis
Grupo B: Avenida, Guarani, Inter de Santa Maria, Lajeadense, Pelotas, Santa Cruz, São Gabriel* e São Paulo de Rio Grande