Prefeitura lança primeiro edital do Fundo Municipal do Esporte de Passo Fundo

Momento histórico para atletas e equipes, iniciativa terá investimento de R$ 500 mil

Por
· 2 min de leitura
Foto: DivulgaçãoFoto: Divulgação
Foto: Divulgação
Você prefere ouvir essa matéria?
A- A+

O prefeito de Passo Fundo, Pedro Almeida, autorizou nesta terça-feira o primeiro edital do Fundo Municipal do Esporte (Funesporte). A iniciativa, que terá investimento de R$ 500 mil em recursos próprios do Município, deve incentivar dezenas de atletas e equipes, num total de 46 projetos.

“O Fundo Municipal é um momento histórico para o esporte de Passo Fundo, traz um novo olhar para a área, incentivando projetos esportivos em diferentes modalidades. Com o lançamento desse primeiro edital, o Município demonstra o compromisso em valorizar nossos atletas e equipes”, afirmou o prefeito Pedro. Ele ressaltou que, a partir do edital, o Fundo torna-se uma iniciativa permanente da cidade, que será realizada todos os anos. 

O secretário municipal de Esportes, Gilberto Bellaver, destacou que a criação do Funesporte era algo esperado há muitos anos por quem se dedica ao esporte na cidade. “O Fundo representa uma virada de página muito importante para o esporte de Passo Fundo, uma maior autonomia para projetos esportivos que já existem e também um incentivo para outros que podem ser criados”, observou. 

Para o presidente do Conselho Municipal de Desporto, Guerton Benck, o primeiro edital é uma conquista histórica, que resulta do esforço coletivo. “Entendemos que unidos podemos muito mais. As concorrências sempre vão existir, mas estamos profissionalizando algo que antes era só emoção. Parabéns para a Prefeitura! Fico muito feliz e compreendo que precisamos investir sempre no esporte, não apenas de rendimento, mas nas nossas crianças, no esporte e lazer, na educação, implantando projetos nas escolas que vão refletir nos adultos do futuro”, afirmou Guerton. 

Os vereadores Evandro Meireles, Michel Oliveira e Rafael Colussi também participaram do ato e enalteceram a disposição do município de reconhecer e incentivar os desportistas da cidade. 

 

O edital:

O primeiro edital do Fundo contempla 46 projetos esportivos nas seguintes categorias: Modalidades Coletivas (Pessoa Jurídica), Atletas (Pessoa Física), Promoção de Eventos Esportivos, Projetos Sociais Esportivos e Equipes de Rendimento de Esportes Individuais. 

O edital será publicado nesta semana e os interessados poderão acessar o documento pelo portal da Prefeitura (www.pmpf.rs.gov.br). Esclarecimentos sobre o termo de referência do edital podem ser feitos junto à Secretaria de Esportes, das 8h às 11h30min e das 13h30min às 17h, ou pelo fone (54) 3311.2485. 

 

Depoimentos de pessoas ligadas ao esporte:

“É um edital histórico para todos nós. Como muitos sabem, não é nada fácil conseguir patrocinadores e apoiadores. Com certeza, Passo Fundo vai fazer uma grande diferença para muitos atletas da cidade. Gostaria de agradecer por esse grande e lindo projeto.”

- Valentina Gil, 12 anos, piloto de kart


“O investimento no esporte como política pública concede à cidade uma visibilidade expressiva em nível estadual e federal, proporcionando a prática, a pesquisa e o desenvolvimento esportivo na parte educacional, participativa e de rendimento e formação. Traz também apoio na construção e recuperação do patrimônio esportivo do município.”

- Niceli Guth, jogadora de vôlei


“A criação do Fundo Municipal do Esporte é um importante, significativo e histórico momento. Essa é, com certeza, uma estratégia muito relevante para todos que promovem o esporte.”

- Aline Pasquetti, gerente do SESC de Passo Fundo

Gostou? Compartilhe