Onze anos depois, Gaúcho e Passo Fundo voltam a se enfrentar

Disputa válida pela Série A2 acontece neste domingo (8), às 15 horas na Arena BSBIOS

Por
· 3 min de leitura
Primeiro clássico da Arena BSBIOS será disputado neste domingo (8). (Foto: Alex Borgmann/ Divulgação)Primeiro clássico da Arena BSBIOS será disputado neste domingo (8). (Foto: Alex Borgmann/ Divulgação)
Primeiro clássico da Arena BSBIOS será disputado neste domingo (8). (Foto: Alex Borgmann/ Divulgação)
Você prefere ouvir essa matéria?
A- A+

Foram mais de 11 anos de espera, mas neste final de semana o torcedor vai poder reviver o clássico entre Gaúcho e Passo Fundo. As duas equipes entram em campo no domingo (8), em jogo válido pela última rodada do primeiro turno da fase classificatória do Gauchão – Série A2. 

A disputa está acirrada na fase classificatória, já que apenas um ponto separam o primeiro do quinto colocado na classificação da Chave A. Tanto o Gaúcho, quanto o Passo Fundo estão dentro do G4, grupo dos classificados para a fase de mata-mata. 


Taça Cidade de Passo Fundo 

O Tricolor e o Periquito voltam a se encontrar por uma competição oficial. Serão dois jogos, um neste domingo (8), na Arena BSBIOS e outro próximo domingo (15), no Vermelhão da Serra. As duas partidas serão válidas pela Série A2, e contarão pontos na tabela de classificação, porém, o clube que somar mais pontos nestes dois jogos será agraciado como campeão da Copa Cidade de Passo Fundo 165 anos - Taça Meirelles Duarte. 

A intenção dos presidentes do Sport Clube Gaúcho e Esporte Clube Passo Fundo, Augusto Ghion Jr. e Volnei Trapasson, juntamente com o Poder Público Municipal, foi incluir a competição no aniversário do município e reforçar a representatividade dos clubes junto à cidade. 

O troféu simboliza uma homenagem ao comunicador, escritor e ex-vereador Antônio Augusto Meirelles Duarte, falecido em 2019.


Disputa direta na tabela 

Os seis pontos em disputa nas próximas duas rodadas não são importantes apenas para a conquista da Taça Meirelles Duarte. Gaúcho e Passo Fundo estão envolvidos em uma disputa direta por uma das quatro vagas na próxima fase da competição. O Gaúcho é vice-líder com 10 pontos, apenas um à frente do Passo Fundo, que ocupa a quarta colocação na tabela. 

Assim, a atenção dos treinadores das duas equipes vai além da conquista da Taça, pois os seis pontos em disputa podem valer a liderança da Chave A, além de deixar uma das equipes mais próxima da fase de mata-mata. 

O treinador do Passo Fundo, Marcelo Caranhato, destacou que a partida do próximo final de semana é importantíssima, especialmente por se tratar de clássico. “Se você observar a tabela, vai ver que o Gaúcho é um adversário direto pela classificação e por isso a intenção foi ter uma semana boa de trabalho, corrigir os erros, e otimizar o tempo”, disse ele. Entretanto, o técnico lamentou que o tempo chuvoso, especialmente dos primeiros das da semana acabaram atrapalhando os planos de treinamento, e alguns trabalhos foram adaptados para outros locais. “Precisamos estar bem fisicamente, tecnicamente e mentalmente porque precisamos fazer um bom jogo e o maior número possível de pontos para buscar a classificação”, finalizou. 

O técnico do Gaúcho, Fabiano Borba, ressalta que é importante vencer o clássico, mas também destaca que o resultado é importante para a classificação para a próxima fase. O técnico enfatizou que o clube está fazendo uma excelente campanha na competição, inclusive lutando pelo topo da tabela de classificação, e que isso traz uma expectativa muito positiva para a partida do próximo final de semana. “Sabemos da importância do clássico porque há muitos anos não tem, precisamos nos preparar durante a semana, especialmente a parte mental, do comprometimento, serão dois jogos especiais, vamos fazer um nível elevado de jogo, e buscar o resultado positivo, que é o que mais nos interessa”, disse ele. 


Retrospecto

Gaúcho e Passo Fundo já se enfrentaram 17 vezes, com oito vitórias do Gaúcho, quatro vitórias do Passo Fundo e cinco empates. A primeira partida aconteceu no dia 18 de abril de 1990 e a última em 31 de março de 2011. O maior goleador do clássico é Felipe do Passo Fundo, com cinco gols, e o técnico com maior número de jogos é Ricardo Attolini, que disputou seis jogos com o Gaúcho e cinco pelo Passo Fundo. 

A partida deste domingo também marca o primeiro clássico na história da Arena BSBIOS e está agendada para começar as 15 horas. 


Jogos da Rodada 

07/05 – 15 horas – Esportivo X Tupi 

08/05 – 15 horas – Veranópolis X Cruzeiro 

08/05 – 15 horas – Gaúcho X Passo Fundo 

08/05 – 15h30min – Brasil X Glória 


Classificação Grupo A 

1º - Glória – 10 Pontos

2º - Gaúcho – 10 Pontos

3º - Veranópolis - 9 Pontos

4º - Passo Fundo – 9 Pontos

5º - Esportivo - 9 Pontos

6º - Tupi – 5 Pontos

7º - Cruzeiro – 4 Pontos

8º - Brasil FAR – 3 Pontos

Gostou? Compartilhe