Passo Fundo terá dois representantes no Ibero-Americano da Espanha

Atleta Guilherme Kurtz e o treinador José Florenal são convocados para a Seleção Brasileira

Por
· 2 min de leitura
Guilherme Kurtz e José Florenal da Silva devem embarcar para a Espanha na próxima semana. (Foto: Divulgação/ON)Guilherme Kurtz e José Florenal da Silva devem embarcar para a Espanha na próxima semana. (Foto: Divulgação/ON)
Guilherme Kurtz e José Florenal da Silva devem embarcar para a Espanha na próxima semana. (Foto: Divulgação/ON)
Você prefere ouvir essa matéria?
A- A+

A cidade de Passo Fundo terá dois representantes na seleção brasileira de atletismo que vai disputar o Ibero-Americano da Espanha, entre os dias 20 e 22 deste mês.

A Confederação Brasileira de Atletismo confirmou as convocações do atleta Guilherme Kurtz, que vai disputar os 800 metros, e também do treinador José Florenal da Silva. 

A delegação terá 10 treinadores, que orientarão os 75 atletas da seleção na cidade de La Nucia. A competição servirá para a obtenção de índices e para a soma de pontos no Ranking da World Athletics para o Mundial de Oregon, em julho


Vida dedicada ao atletismo 

Aos 64 anos de idade, 41 deles dedicados ao atletismo, o professor de educação física José Florenal da Silva é bastante conhecido entre os esportistas. Sempre conciliando o trabalho de treinador com o ofício de professor da rede pública, ele disse estar vivendo um momento muito especial na sua vida. Além de Guilherme Kurtz, outros grandes nomes do atletismo de Passo Fundo, como Rosa Jussara Barbosa, já foram treinados por Florenal. “Estou vivendo um momento muito gratificante”, disse o treinador. 

Atualmente ele concilia aulas no Colégio Tiradentes com o treinamento de aproximadamente 80 atletas, que procuram ele com diversos objetivos. São pessoas que buscam correr apenas pela saúde, outros para competir, e outros que buscam melhorar o seu rendimento, como é caso de Guilherme Kurtz. 

A competição acontece entre os dias 20 e 22 de maio, mas o embarque para a Espanha será na próxima semana, pois é necessário um período de adaptação para as provas. Ele diz que está com uma expectativa muito grande, e que pretende realizar um bom trabalho defendendo a Seleção Brasileira. “Não é possível que todos os atletas levem seus treinadores, por isso, apenas alguns são convocados. Meu papel será coordenar e orientar os atletas durante a competição, já que cada um deverá seguir o cronograma de trabalho estipulado pelo seu treinador”, disse ele. 

Florenal afirma que é uma conquista não apenas para ele, mas também para toda a cidade de Passo Fundo, que tem uma grande tradição no atletismo, porém, somente nos últimos anos foi possível um melhor processo para organizar este esporte. “A Associação Passo-Fundense de Atletismo está contribuindo muito para os atletas e para o esporte local”, concluiu. 


Expectativa medalha  

O Atleta Guillherme Kurtz, vai representar o Brasil nas provas de 800 metros. Mesmo sendo convocado também para a prova de 1500 metros, ele optou competir somente nos 800, com isso, espera estar mais preparado para as finais desta competição, e buscar uma medalha. 

“Hoje eu tenho a segunda melhor marca ibero-americana nos 800 metros e estou com uma expectativa muito positiva para esta competição”, disse ele. 

Neste ano ele já igualou o tempo de 1m46s, que é a sua melhor marca, e muito próximo do índice olímpico e mundial, que é de 1m45s. “No Ibero-Americano vão competir os melhores atletas, e é isso que eu preciso para melhorar o meu tempo, competir com eles”, disse Guilheme. 

Aproveitando sua estadia na Europa, Guilherme confirmou participação em outras competições na Espanha, França e Portugal. Elas devem servir de preparação ao Troféu Brasil, que acontece dia 23 de junho em São Paulo. 

Gostou? Compartilhe