Passo Fundo entra em campo no domingo (10), para enfrentar o Avenida no segundo jogo da semifinal do Campeonato Gaúcho de Futebol – Série A2. A partida está agendada para às 15 horas no Estádio dos Eucaliptos em Santa Cruz do Sul.
O primeiro confronto entre as duas equipes, que aconteceu em Passo Fundo, terminou empatado sem gol, assim, quem vencer estará classificado. Novo empate levará a decisão para os pênaltis.
Além de uma vaga na final da competição, a partida de domingo também vale uma vaga na elite do futebol gaúcho. O Tricolor corre atrás do seu quarto acesso. O primeiro aconteceu em 1986, o segundo em 1998, e o terceiro em 2012.
Coração tranquilo
A semana que antecede a partida está sendo de muito trabalho no Vermelhão, mas o técnico Marcelo Caranhatto diz que há um pouco de ansiedade, mas é algo normal, pois é uma situação que os profissionais do esporte estão acostumados a enfrentar. “Coração tranquilo”, diz o treinador.
Ele disse que espera uma partida bastante equilibrada em Santa Cruz do Sul, assim como já aconteceu no domingo passado. “O primeiro confronto foi bem equilibrado, eu acredito que fomos bastante superiores ao adversário, e nós poderíamos ter revertido essa superioridade em vantagem. Esse equilíbrio era algo que nós esperávamos e acredito que o segundo jogo também será desta forma”, disse Marcelo.
Para o técnico, o elenco precisa estar muito concentrado na partida e focado em conquistar o objetivo de superar os donos da casa. “Esses jogos são decididos nos detalhes, espero que possamos ter lucidez e competência para passar à frente e conquistar esse desejado acesso”, disse o treinador.
História ao lado do Tricolor
Buscar o acesso fora de casa não é novidade para o Passo Fundo. Caso consiga superar o Avenida será o quarto acesso do Tricolor à elite do futebol gaúcho. Nas três primeiras vezes, em 1986, 1998 e 2012, o clube precisou buscar a vaga longe de casa. Em 2022 o clube faz sua melhor campanha da história fora de casa. Na primeira fase foram cinco vitórias, todas como visitante. E na segunda fase, o clube eliminou o Pelotas na Boca do Lobo.
O clube que já nasceu campeão, logo no seu primeiro ano de vida, 1986, conquistou o seu primeiro acesso. Naquele ano,além da vaga na elite do futebol gaúcho, o Tricolor conquistou seu primeiro título. A partida que garantiu o acesso aconteceu no Estádio Passo D’areia, em Porto Alegre, em um octogonal final, empatou com o São José sem gols e garantiu a Taça. O segundo acesso veio em 1998, o adversário foi outro São José, desta vez, o de Cachoeira do Sul. Em meio à polêmicas e discussões sobre a fórmula do campeonato, o clube entrou em campo na casa do adversário e, no tempo normal o placar foi de 1 a 1. Na prorrogação, novo empate, desta vez, sem gols, e a decisão precisou acontecer nos pênaltis. O destaque ficou para o goleiro Júnior, que defendeu três cobranças.
No acesso de 2012 o quadrangular decisivo fez com que o Passo Fundo entrasse em campo diante do Esportivo, em Bento Gonçalves, de olho na partida entre União Frederiquense e Guarany de Camaquã. O único resultado que interessava ao Passo fundo aconteceu: o Guarany venceu o União, e o Tricolor superou o Esportivo com gol de Glauber. Com o resultado o Esportivo ficou com o título e o Passo Fundo com o vice-campeonato.
Apoio da torcida
Mesmo jogando longe de casa, o Tricolor deve contar com o apoio da sua torcida para a partida decisiva. O clube está organizando uma excursão para que o torcedor possa acompanhar a equipe.
Os ônibus sairão às 10 horas de domingo do estádio Vermelhão da Serra. O valor para excursão será R$ 70,00 e dará direito à passagem e o ingresso no estádio. Mais informações podem ser obtidas pelo (54) 99666-5508.
Relembre o primeiro confronto entre Passo Fundo X Avenida
No Vermelhão da Serra, em Passo Fundo, que aconteceu no domingo (3), a primeira etapa foi de bastante equilíbrio e o Avenida controlou parte do tempo e levou perigo em cobrança de escanteio. Raphael cabeceou e Allan fez a defesa. Os donos da casa responderam na reta final da primeira etapa. Aos 39 minutos, PH cruzou rasteiro e Diogo Oliveira perdeu grande chance para abrir o placar. A segunda etapa foi mais intensa e as duas equipes começaram em busca do gol. Aos poucos, o Passo Fundo foi pressionando mais e acumulou oportunidades, mas não conseguiu converter em gol.
Esportivo e Lajeadense fazem a outra semifinal
Também no domingo (10), às 15 horas, outros dois semifinalistas buscam uma vaga na decisão da competição, e por consequência uma vaga na elite do futebol gaúcho. Lajeadense e Esportivo entram em campo na Arena Alviazul. A vantagem é do Esportivo, que venceu em casa o jogo de ida pelo placar de 1 a 0. Para a equipe de Bento Gonçalves basta um empate fora de casa para avançar. Já o lajeadense, precisa vencer no tempo normal e superar os visitantes nos pênaltis para ficar com a vaga.