A Confederação Brasileira de Atletismo (CBAt) anunciou a convocação da seleção para a disputa dos Jogos Desportivos Sul-Americanos, que serão realizados de 12 a 15 de outubro, em Assunção, Paraguai. No atletismo, a seleção brasileira terá uma equipe de 61 competidores, sendo 29 no feminino e 32 no masculino, conforme o ranking sul-americano entre 1 de janeiro e 31 de julho de 2022. Entre os atletas convocados está o passo-fundense Guilherme Kurtz.
O atleta comemorou a convocação, que vem se tornando uma constante na sua carreira, porém, desta vez ela tem um difererencial, pois ele estará representando o Comitê Olímpico Brasileiro. “Felicidade muito grande ser convocado para a Seleção Brasileira, e para mim é um motivo de comemoração estar entre os melhores, e estar representado nosso país em uma competição muito importante” destacou Guilherme. Além do atletismo, os Jogos Sul-Americanos também vão promover disputas em outras modalidades esportivas, e Guilherme enfatiza que este é mais um motivo de felicidade, pois terá a oportunidade de trocar experiências com eles. “Essa competição é como uma Olimpíada, pois acontecem todos os esportes, e este é outro fator importante para mim, pois vou estar participando de uma delegação que vai contar com atletas de ponta de outras modalidades”, disse.
Até o início do evento, Guilherme terá aproximadamente dois meses de preparação. O seu objetivo inicial é ficar entre os primeiros colocados, pois as provas somam pontos para o Ranking Mundial, mas Guilherme sonha em buscar algo além dos pontos, pois pretende estar presente nos jogos Pan-Americanos de 2023: “O objetivo é ir lá e buscar o lugar mais alto do pódio”, finaliza. Todos os campeões das provas individuais estarão qualificados para a disputa dos Jogos Pan-Americanos de Santiago-2023.
A competição
O Comitê Olímpico Brasileiro levará quase 500 atletas de 43 modalidades para a capital paraguaia. Essa é a maior delegação do Time Brasil no ciclo olímpico. A expectativa é voltar a liderar o quadro de medalhas, depois de ter ficado na segunda colocação, atrás da Colômbia, na edição de Cochabamba, na Bolívia, em 2018.
Os XII Jogos Sul-Americanos serão realizados na cidade paraguaia de Assunção de 1 a 15 de outubro de 2022. O evento contará com 51 modalidades, além do xadrez como esporte de exibição, com a participação de mais de 6.800 atletas e oficiais dos 15 países que compõem a ODESUR (Organização Desportiva Sul-americana).