O Grêmio Petrópolis (GEP) de Passo Fundo conquistou, na manhã deste domingo, o título da Copa Sul Americana de Lorena, em São Paulo, ao vencer o Águia Negra, de São José dos Campos, pelo placar de 4 a 1. Os gols do título foram marcados por Lago, Joãozinho (duas vezes) e Facco. Mesmo sendo uma competição sub-20, o GEP disputou com a equipe sub-18, a mesma que já havia sido campeã estadual na Copa Safergs, em dezembro do ano passado.
A Copa de Lorena iniciou na terça-feira e reuniu clubes de diversos estados, além de equipes internacionais. Para chegar ao título, o GEP empatou na estreia e venceu os outros dois jogos, garantindo o primeiro lugar da chave. Nas quartas de final, derrotou o Revelação, do Rio de Janeiro, pelo placar de 3 a 1. Já na semifinal, o confronto foi contra a equipe boliviana Gran Moxos, e mais uma vitória por 3 a 1.
Com a sequência de vitória, os passo-fundenses foram ainda mais confiantes para a decisão de hoje e conseguiram aplicar uma goleada de 4 a 1 no Águia Negra, de São José dos Campos. Carlos Eduardo Santo terminou a Copa como o goleiro menos vazado.
De acordo com o professor Marco Aurélio, coordenador da equipe, o bom desempenho durante toda a competição chamou a atenção de olheiros de grandes clubes do futebol brasileiro, que se interessaram por pelo menos oito atletas do GEP.