Gauchão Série A2 começa neste final de semana e, apesar de conceitos de trabalhos diferentes para temporada 2023, os clubes de Passo Fundo têm algo em comum: acreditam que a categoria de base será importante para conquistar o acesso
Acabou a espera do torcedor! A bola vai rolar nos gramados dos clubes profissionais de Passo Fundo. Neste final de semana começa o Campeonato Gaúcho de Futebol – Série A2, que contará com os dois clubes da cidade, o Sport Clube Gaúcho e o Esporte Clube Passo Fundo.
O Periquito faz seu primeiro jogo em casa. A partir das 15h de domingo (16), recebe o União de Frederico Westphalen. Já o Passo Fundo viaja até Vacaria, onde enfrenta o Glória, também no domingo (16), em partida agendada para às 15h30min.
Os clubes estão com propostas diferentes para a temporada 2023, porém, têm algo em comum: a aposta na base.
Técnico experiente e esperança na juventude
O presidente do Sport Clube Gaúcho, Mário Tito, comenta que a expectativa para esta temporada é das melhores. Apesar de o clube ter iniciado tardiamente as atividades em funções das eleições da nova diretoria, a esperança dos envolvidos no departamento de futebol é conquistar o acesso. “Nós iniciamos os trabalhos a partir de 15 de março, e conseguimos montar uma equipe em nível de Sport Clube Gaúcho, com a perspectiva de fazer uma boa campanha, e se tudo ocorrer dentro do que nós planejamos, conquistaremos uma vaga no próximo ano do Gauchão”, disse o presidente.
Para comandar a casamata, o nome escolhido foi Gilson Maciel, conhecido como Gilson Cabeção. Segundo Mário, o clube buscou um nome com um bom grau de experiência no futebol local, e que consiga adaptar o seu trabalho ao que a diretoria espera dentro de campo. “Gilson tem bastante experiência no futebol do Rio Grande do Sul, Santa Cataria e Rio de Janeiro, e buscamos com todo o cuidado, pois temos que avaliar o perfil do clube. O Sport Clube Gaúcho é diferente dos demais, não adianta o treinador vir com uma proposta de jogo de muito toque de bola e de jogo bonito, que não vai vingar, sempre fomos de muita entrega, de muita disposição, de suor, esse é perfil do Gaúcho”, disse o presidente.
Na preparação para a Divisão de Acesso, o clube fez dois jogos amistosos, venceu o Guarani de Venâncio por 3 a 0 para o Gaúcho e perdeu para o Ypiranga por 2 a 0.
Mario destaca que a ideia foi mesclar atletas que já defenderam o clube, com nomes novos, e com aposta em atletas da base. “Encontramos peças dispostas a retornar ao clube, é o caso e Roger, Henrique e Dinei, e vamos dar muita chance para o pessoal da base. Tem um menino que eu chamo muito a atenção, o Alex, que tem apenas 17 anos e está engajado. Temos muita esperança neste menino”, disse o presidente. O clube conta com um elenco de 22 atletas profissionais, além de sete da base, que estão compondo o grupo de trabalho.
Juventude dentro de fora de campo
O presidente do Esporte Clube Passo Fundo, Volnei Trapasson, aposta na juventude para buscar o acesso em 2023. E não será apenas dentro de campo, pois neste ano, o clube está lançando um novo treinador no mercado.
A aposta na casamata é em Bruno Coutinho, que exerceu a função de auxiliar técnico na Copa Tarciso Flecha Negra, quando o Passo Fundo obteve o vice-campeonato. Agora terá sua primeira experiência como técnico de futebol. “Estamos lançando um técnico novo no mercado, mas é um profissional com grande experiência como atleta, com passagens por grandes clubes do futebol brasileiro e fora do país, e que chega com a proposta de se adequar a realidade do clube, dentro da proposta que temos para essa temporada. Especialmente porque vai trabalhar com os atletas da base do clube”, disse Volnei.
Em relação aos investimentos na competição, Volnei disse que neste ano a diretoria do clube optou em ser cautelosa nesta arrancada de campeonato, e que os investimentos devem ser feitos na medida que os jogos forem acontecendo. “Em função de mudanças conjunturais, optamos em fazer um investimento menor no começo da temporada. Nossa ideia é ir se adaptando e fazendo as contratações necessárias durante a própria competição, tanto que ainda estão chegando atletas”, destacou o presidente. O clube conta com 26 atletas neste começo de competição, são três remanescentes do ano passado, mais seis atletas novos, e o restante serão atletas da base.
Ele diz que este momento é de ansiedade, normal na semana de estreia, porém, o clube se preparou bastante para o campeonato, e os diretores têm esperança em fazer uma boa estreia domingo em Vacaria, mesmo sabendo que o adversário é muito difícil. “Todas as equipes entram em campo buscando o acesso, e esperamos dificuldade na nossa estreia, porque o Glória é uma equipe tradicional, que disputou a Copa do Brasil em 2022, e ficou próximo do acesso nos últimos anos”, disse ele.
Recado ao torcedor
Outro aspecto que tanto o Gaúcho, quanto o Passo Fundo têm em comum é o recado para o torcedor da cidade. Ambos trabalham com limitações financeiras e são muito dependentes do apoio do torcedor. Tanto Mario Tito, quanto Volnei Trapasson esperam que o torcedor compareça no estádio para apoiar os clubes da cidade. Para isso, há planos de sócios que trazem benefícios aos torcedores. “É importante o que o torcedor abrace o clube, busque conhecer os planos de sócio, e ajude o Passo Fundo nessa caminhada, pois terá muitos benefícios aos torcedores, inclusive com sorteio de motocicletas”, disse Volnei.
“Trabalhamos com dificuldade e faço um apelo a torcida, para que todos se associem, pois só assim teremos condições de manter uma equipe de bom nível, estruturada, e com boa base financeira para trazermos jogadores de qualidade”, finaliza Mário.