Maicon Mancuso supera lesões e começa novo momento na carreira

Vitória na Meia Maratona de Porto Alegre traz novas perspectiva para o atleta que projeta competições de nível nacional e internacional neste novo ciclo

Por
· 2 min de leitura
DivulgaçãoDivulgação
Divulgação
Você prefere ouvir essa matéria?
A- A+

O atleta de Passo Fundo Maicon Mancuso venceu a Meia Maratona de Porto Alegre. Na prova, que aconteceu no último dia 3, ele percorreu os pouco mais de 21 quilômetros em 1h04min16s. Com 30 anos de idade, sendo 15 deles dedicadas aos atletismo, ele teve muitas vitórias significativas na sua carreira, porém, considera a conquista em Porto Alegre uma das mais importantes, especialmente porque inaugura um novo momento na sua carreira, após superar uma sequência de lesões.

 “Essa condição dolorosa começou a se manifestar no final de 2017, mas ainda conseguia competir. Porém, o ano de 2018 foi particularmente difícil, e minhas expectativas de melhora foram abaladas pela chegada da pandemia em 2019, que interrompeu competições”, lembra ele. Somente no final do ano passado, Maicon voltou a participar de provas menores e, assim, retomar sua trajetória de competições em alto nível.

Como aconteceu com a conquista em Porto Alegre. “Foi de lavar a alma”, diz o atleta.

Ao longo de sua carreira, Maicon Mancuso obteve resultados expressivos, como campeonatos brasileiros universitários, títulos nacionais nas categorias sub-18 e sub-20, além de ser campeão sul-americano.

Para a Meia Maratona de Porto Alegre, Mancuso se preparou bastante, porém, nas semanas que antecederam a prova, surgiram novos problemas físicos, que o obrigaram a tomar medicamentos para dor e a repensar seus planos. Como já estava programado para a corrida, decidiu competir, enfrentando um percurso desafiador de 21.1 mil metros. “Embora já tivesse alcançado bons resultados nessa distância, ainda faltava uma marca expressiva, a qual finalmente atingi, com um tempo de 1h4min16s”, diz ele.


Novas perspectivas

A vitória na Capital não apenas garantiu a Mancuso um título relevante, dada a alta competitividade dos participantes, mas também o colocou em uma posição privilegiada para alcançar uma classificação no ranking nacional e, potencialmente, garantir uma vaga no Mundial de Corrida de Rua. “Essa possibilidade era inimaginável até recentemente, mas agora vejo uma nova perspectiva. Meus planos incluem continuar a me dedicar às provas de fundo, como as meias maratonas e maratonas”, diz ele.

O atleta destaca que gosta muito das provas de rua, especialmente as de 10 quilômetros e meia maratona. E essa guinada na carreira, chega exatamente aos 30 anos, que é uma idade boa para o atletismo, já que muitos atletas conquistam suas melhores marcar até os 40 anos.


Futuro

Até pouco tempo, a perspectiva de Mancuso para este ano era conquistar o título da meia maratona de Passo Fundo. No entanto, conflitos com o calendário do Campeonato Brasileiro de Corrida de Rua, que pode levá-lo ao Mundial, fizeram com que ele reconsiderasse sua participação nessa competição local. “Após a prova de Porto Alegre comecei a planejar correr a meia maratona de Florianópolis, como preparação para a maratona de Curitiba, prevista para novembro. Após essa prova, terei a difícil decisão de competir em eventos mais visíveis, como a São Silvestre e a Corrida de Reis, ou buscar desafios de alto nível em competições internacionais”, diz ele. Essa escolha será feita após a prova de Curitiba.

Maicon Mancuso, acredita que sua recente vitória reafirmou sua posição entre os grandes competidores, e agora espera seguir evoluindo para se projetar novamente entre os grandes nomes do atletismo. 

Gostou? Compartilhe