Guilherme Kurtz é bicampeão do Troféu Brasil nos 1.500m

Além do título, ele também foi prata nos 800m. O outro passo-fundense na competição, Maicon Mancuso, ficou na 4º colocação na prova dos 10 mil metros

Por
· 1 min de leitura
Guilherme comemorou as duas medalhas conquistadas no Troféu Brasil deste ano Guilherme comemorou as duas medalhas conquistadas no Troféu Brasil deste ano
Guilherme comemorou as duas medalhas conquistadas no Troféu Brasil deste ano
Você prefere ouvir essa matéria?
A- A+

O passo-fundense Guilherme Kurtz conquistou, pelo segundo ano consecutivo, o título dos 1.500 metros no Troféu Brasil de Atletismo. A competição, que aconteceu entre quinta (6), e domingo (9), em Cuiabá no Mato Grosso, é considerada um dos mais importantes eventos esportivos no país.

O atleta vem somando marcas expressivas nas últimas temporadas, o que o credencia a estar na elite do atletismo brasileiro, e lutando por uma vaga nas Olimpíadas 2024 na França. 

Guilherme viajou para Cuiabá para disputar duas provas. No sábado, ele competiu nos 800 metros. Em uma chegada emocionante, ficou com a medalha de prata, marcando o tempo de 1:47.22. O título desta prova ficou com Eduardo Ribeiro, que comemorou o tricampeonato do Troféu Brasil nos 800m, com o tempo de 1:47.12.

Mas no domingo, Guilherme não deu chances aos adversários competindo nos 1500m. Com uma prova de alto nível técnico, ele fez o tempo de 3:41.54, e conquistou, pelo segundo ano seguido, o título da competição. Guilherme chegou nesta prova como líder no ranking, e como já tinha vencido no ano passado, era considerado um dos favoritos. “Mas a inteção era ser bicampeão e esse título veio com uma marca muito boa, especialmente pelas condições da prova, marcada pelo forte calor”, disse ele.

“Se alguns anos atrás alguém me dissesse que eu seria bicampeão do Troféu Brasil, eu não acreditaria, mas hoje isso é uma realidade”, comentou.

Agora o foco de Guilherme é o campeonato Sul-americano. A prova vai acontecer no final do mês em São Paulo. O passo-fundense conquistou a vaga tanto nos 800 metros, quanto nos 1.500. A competição é muito importante, pois a pontuação vale para o Campeonato Mundial e para as Olimpíadas de Paris. Além disso, o campeão do Sul-americano conquista, automaticamente, uma vaga para os jogos Panamericanos.

 

Guilherme diz que não haverá muito tempo para comemorar a vitória do final de semana. Ele retornou para Passo Fundo nessa segunda-feira e já iniciou o ciclo de treinamento para o Sul-americano. “O sentimento de felicidade é muito grande, representando nossa cidade, e também agradeço a torcida de todos. Tenho certeza que esse ano vai ser de muitas alegrias”, finalizou.

 

Maicon Mancuso ficou em 4º nos 10 mil

 

O outro passo-fundense na competição, Maicon Mancuso, foi 4º colocado nos 10 mil metros, fazendo a melhor marca da vida, com o tempo de 29min54s. Ele também retornou para a cidade e deve seguir a rotina de treinamentos para avaliar os próximos desafios. Tanto Maicon, quanto Guilherme, são treinados pelo professor José Florenal da Silva, considerado um técnico bastante experiente e com passagens pela Seleção Brasileira. 



Foto Arquivo Pessoal/Divulgação



Gostou? Compartilhe