Faltando pouco mais de um mês para o primeiro Campeonato Mundial de Atletismo de Corrida de Rua, que acontece em Riga, capital da Letônia, a organização da competição já confirmou a presença de atletas de 90 países. Entre os competidores, dois passo-fundenses estarão na delegação que vai representar o Brasil. Ontem (28), a Confedração Brasileira de Atletismo divulgou a relação de atletas convocados para essa disputa. Foram chamados 11 corredores, seis no feminino e cinco no masculino, sendo dois deles de Passo Fundo, Maicon Mancuso, que vai competir nos cinco mil metros, e Guilherme Kurtz, na prova de 1 milha (1.6 mil metros). Além destas duas distâncias, a organização também preparou uma prova de 21 quilômetros.
Retorno à seleção após 13 anos
A convocação do atleta Maicon Mancuso aconteceu dois dias após a sua vitória na meia maratona de Florianópois, disputada no sábado (26), e contou com mais de cinco mil inscritos. Ele explica que o trajetofoi bastante tática na primeira metade do percurso. “Por conta do vento preferi não ir para a frente do pelotão e evitar ao máximo o desgaste proveniente de correr contra o vento” explicou ele. Mas por volta do quilômetro 14 ele assumiu a liderança e não foi mais alcançado, completando a prova em 1h06min31seg.
Sobre a convocação, Maicon diz que está extremamente feiz. “O objetivo de todo atleta é conseguir chegar na seleção. É a concretização de mais um sonho e a consolidação do trabalho”, disse ele. Essa é a primeira convocação na categoria principal (adulto) e com isso, encerrou com um período de 13 anos sem uma convocação.
Preparação para Panamericano
Guilherme Kutz diz que esta convocação já estava sendo esperada, especialmente porque ele é o líder do ranking brasileiro nos 1.500 metros. Segundo ele, a competição deve servir de preparação para o Panamericano, que mesmo sem ter a participação confirmada, vive uma expectativa de estar na competição que acontecerá no Chile, entre os meses de outubro e novembro.
Segundo ele, a prova na Letônia será de alto nível, especialmente porque é a primeira vez que a Confederação Internacional promove a competição com o objetivo de promover e difundir o esporte. “Para mim é uma felicidade, pois estão confirmados grandes nomes do atletismo mundial, com marcas muito expressivas, além de campeões olímpicos. A prova deve ser um espetáculo, e vou em busca da minha melhor marca, abaixo dos quatro minutos”, disse ele.
Como Passo Fundo teve dois atletas convocados para esta prova, crescem as chances de o treinador José Florenal da Silva, que trabalha com Guilherme e Maicon, também ser convocado. A confirmação dos treinadores que irão acompanhar os atletas ainda não foi feita pela Confederação Brasileira de atletismo, mas deve sair nos próximos dias.