O primeiro campeonato de skate feminino de Passo Fundo, está aberto para inscrições de meninas de todas as idades. O evento, com apoio da prefeitura, e ganhador da sétima edição do Funcultura, foi idealizado para promover e encorajar a prática esportiva entre mulheres. O campeonato acontece neste domingo (19) na pista de skate do Parque da Gare.
A participação é gratuita e está aberta tanto para meninas iniciantes quanto experientes no esporte. Além do naipe feminino, será realizada a modalidade "best trick" (melhor manobra), igualmente gratuita e disponível para homens e mulheres. A inscrição é feita via formulário online, mas os participantes também poderão se inscrever para o campeonato no local.
O evento oferecerá diversas atrações, incluindo exposições de atividades artísticas, workshops de artes e grafite, apresentações musicais e uma sessão aberta de skate para toda a comunidade. As atividades terão início às 9h com credenciamento e reconhecimento da pista durante a manhã. As competições estão programadas para começar à tarde, das 14h às 20h.
Julia Helen Alves, artista e mentora do evento, conta sobre a ideia de criar o projeto “O Arte Skate Dia” nasce da intenção de fortalecer as meninas do skate, as que estão começando agora e as que já estão na cena a algum tempo. Vivendo o skate há uns 2 anos, eu percebi que seria bacana ter um evento onde fossemos as protagonistas, demonstrando que temos um espaço a ser ocupado nas ruas e nas pistas”.
Premiação
Na lista de prêmios, o primeiro lugar na categoria feminina receberá um prêmio de R$ 500, enquanto a melhor manobra será recompensada com R$ 150. Na competição feminina, serão premiados as cinco primeiras colocadas.
Paixão pelo esporte
Vitória Basso Rodrigues, uma das inscritas para o campeonato neste domingo, conta sobre sua relação com o esporte. “Comecei andar em 2022 quando pedi de aniversário um skate para a minha mãe, fiquei dois meses andando sozinha, depois comecei as aulas”. A participante também fala das relações que criou a partir do esporte. “Quem pratica e gosta, não anda por andar, o skate também é um esporte com muita amizade, muitos skatistas torcem uns para os outros nos campeonatos”.
Para Vitória, a vontade de andar de skate surgiu através do exemplo de outras meninas skatistas, quando começou a praticar sua paixão pelo esporte só aumentou. “Gostaria que outras meninas vissem e se inspirarem para também participar do esporte, ainda existem muito poucas mulheres no skate feminino na nossa região”.
Serviço
1º Campeonato de Skate Feminino em Passo Fundo
Onde: Pista de Skate da Gare
Data: 19/11
Horário: 14h
FOTO DIVULGAÇÃO