Passo-fundense Maicon Mancuso é o melhor gaúcho na São Silvestre

A tradicional prova que acontece no último dia do ano em São Paulo reuniu 35 mil corredores

Por
· 1 min de leitura
Foto Paulo Pinto/Agência BrasilFoto Paulo Pinto/Agência Brasil
Foto Paulo Pinto/Agência Brasil
Você prefere ouvir essa matéria?
A- A+

Os atletas quenianos dominaram o pódio da 98ª edição da Corrida Internacional de São Silvestre, realizada na manhã deste domingo (31) pelas ruas da cidade de São Paulo. O percurso de 15 quilômetros teve saída e chegada na Avenida Paulista.

No feminino, a vitória ficou com Catherine Reline Amanang Ole. Ela venceu pela segunda vez a competição. No masculino, o queniano Timothy Kiplagat garantiu o primeiro lugar.

Já no masculino, Emmanuel Bor e Reuben Longoshiwa completaram o pódio ao lado de Kiplagat. O melhor brasileiro classificado foi Johnatas de Oliveira, que ficou na sexta posição.

A prova contou com a participação do passo-fundense Maicon Mancuso. Ele foi o representante da cidade largando no pelotão de elite da competição. O atleta fez o tempo de 48min.22seg, chegando na 19º colocação. Ele foi o melhor gaúcho entre os competidores. “Foi um dia atípico, estava difícil de correr, pois estava muito abafado”, disse ele. Nos primeiros 2/3 da prova o atleta se manteve lutando pelas 10 primeiras colocações, porém quando chegou nos últimos cinco quilômetros, especialmente no trecho de maior subida, o pelotão da frente se distanciou. Porém, por ser a primeira experiência na prova ele acredita que foi um momento especial. “Pelas circunstâncias foi uma boa estreia, eu gostaria de ter corrido na casa de 47 minutos, que é uma marca que os outros competidores que estavam no meu nível durante o ano conseguiram fazer”, disse ele.

No último mês Mancuso sofreu com dores no pé, o que atrapalhou a rotina de treinamentos. Porém acredita que para o próximo ano, poderá fazer um planejamento diferente, sem correr maratonas no segundo semestre o que poderá fazer com que ele chegue em melhores condições nesta prova na temporada 2024. “Para uma estreia foi muito bom. É uma prova totalmente diferente, com muita gente no percurso inteiro gritando e apoiando, e este clima torna a prova fantástica”, disse ele.

Gostou? Compartilhe