Passo Fundo busca o quarto acesso à elite do Futebol Gaúcho

Tricolor subiu três vezes para a divisão principal disputando a vaga fora de casa

Por
· 2 min de leitura
Foto: Luciano Breitkreitz/ON Foto: Luciano Breitkreitz/ON
Foto: Luciano Breitkreitz/ON
Você prefere ouvir essa matéria?
A- A+

Serão conhecidos neste domingo (28), os dois clubes que conquistarão o acesso para a elite do futebol gaúcho de 2025. Em uma das semifinais Monsoon e Passo Fundo se enfrentam no Passo D’Areia, em Porto Alegre, às 15h30. Na outra, Inter SM e Pelotas jogam no Presidente Vargas, às 15h. Na primeira rodada da semifinal os dois jogos terminaram 0 a 0. Quem vencer no tempo normal fica com a vaga. Se houver novo empate, a decisão vai para os pênaltis.

Passo Fundo aposta na história

O Passo Fundo corre atrás do seu quarto acesso para a elite do futebol gaúcho. O clube conquistou a vaga para a primeira divisão do Gauchão três vezes, e todas elas aconteceram na casa dos adversários.  

Em 1986, ano de sua fundação, o Tricolor conquistou seu primeiro titulo da Divisão de Acesso. O “clube que já nasceu campeão”, conquistou o título no octogonal final. Na rodada decisiva, o Passo Fundo enfrentou o São José, em Porto Alegre, no Passo D’Areia, mesmo estádio onde vai entrar em campo para enfrentar o Monsoon. Com o 0 a 0, o Tricolor acabou se classificando para a Série A e conquistou o título. A partida foi apitada por Renato Marsiglia.

Segundo acesso

Em 1998 viu o segundo acesso, desta vez em contra o São José de Cachoeira do Sul. Os dois clubes encerraram a fase final da competição empatados nos critérios que definiriam a vaga na Primeira Divisão. Assim, a FGF promoveu um jogo extra, que aconteceu na casa do adversário. No tempo normal os dois clubes empataram pelo placar de 1 a 1, na prorrogação deu novamente empate, desta vez sem gols, e nos pênaltis o Passo Fundo conquistou o acesso.

Vitória em Bento

Em 2012 aconteceu o terceiro acesso. A classificação foi na partida diante do Esportivo em Bento Gonçalves. Com um gol de Glauber, que concluiu para o fundo da rede de cabeça em um escanteio, o Tricolor venceu pelo placar de 1 a 0. O resultado colocou o clube na Decisão do Campeonato e na Primeira Divisão. Naquele ano, a decisão foi contra o próprio Esportivo, que viria se tornar campeão.

 

O goleiro Medina é um dos destaques em 2024

 

O Passo Fundo vem realizando a melhor campanha desde que foi rebaixado, em 2017. Durante a competição, o clube sempre se estabeleceu na parte superior da tabela de classificação, e este momento histórico, está gerando um ambiente muito positivo entre os atletas. “É um jogo histórico, que vai ficar marcado na vida de cada um. É um momento de muita alegria para o clube estar numa decisão, uma alegria para nós, jogadores, comissão técnica. A gente se sente muito preparado para esse momento, estamos trabalhando há quatro meses juntamente com todo o grupo para esse momento, para esse jogo. E sentimos muito preparados, muito confiantes”, disse o goleiro Medina.


Campo sintético

Será a primeira vez na temporada que o Passo Fundo vai entrar em campo para disputar uma partida em campo sintético. Por isso, a preparação para esta partida precisou ser adaptada. Algumas movimentações nesta semana aconteceram no campo do Complexo Esportivo Delmar Sitoni. A estrutura pertence à prefeitura de Passo Fundo e conta com um campo de grama sintética, em condições muito semelhantes ao que será encontrada no Passo d’Areia.

Apesar disso, o último treino antes do embarque aconteceu no Vermelhão da Serra, por ter as  as dimensões de campo semelhantes ao local do jogo.

A delegação viaja para Porto Alegre na manhã desta sexta-feira (26). O plantel do Passo Fundo fará um treino de reconhecimento do gramando ainda hoje, posteriormente irá para a concentração até o horário da partida. 

Gostou? Compartilhe