O atleta passo-fundense Maicon Mancuso foi, novamente, o melhor gaúcho classificado na tradicional Corrida de São Silvestre, realizada na manhã desta quarta-feira (31) em São Paulo. Em sua participação na nonagésima nona edição do evento, Mancuso conquistou o 32º lugar na classificação geral, superando outros corredores do estado e destacando-se no cenário nacional.
O clima quente foi apontado por Maicon como um dos principais obstáculos da prova. "Assim como no ano passado, fui o melhor da região Sul, mas o rendimento ficou bem abaixo. Corri mais de dois minutos pior em relação ao ano passado", explicou o atleta. Ele destacou que a prova é naturalmente exigente devido ao seu percurso, e o calor intenso se somou às dificuldades. "A prova por si só já é difícil, e o calor não ajuda. Mas ainda acredito que o principal fator foi não conseguir dar a sequência de treino ideal neste fim de temporada", afirmou Mancuso.
O atleta enfrentou dificuldades físicas nos meses anteriores à prova, com dores no joelho em setembro e outubro. “Tive que lidar com algumas dores no joelho e acho que isso foi o que mais atrapalhou meu rendimento", completou Maicon, que agora planeja um período de descanso antes de iniciar o treinamento para o ano de 2025.
Em relação aos próximos desafios, Maicon disse que seus objetivos para o primeiro semestre do próximo ano. "A ideia agora é um breve descanso, pois não venho de uma sequência longa de treino, e já iniciar o treinamento de base para o ano de 2025. Os principais compromissos do primeiro semestre são em março e abril. O prazo final para realização de marcas é 30 de março, e, na sequência, vem a convocação para o Campeonato Sul-Americano de Atletismo. Em abril, corro a Meia Maratona da New Balance em Porto Alegre", detalhou o atleta.
Maicon também mencionou a possibilidade de participar de uma prova de rua em fevereiro, embora a data ainda não tenha sido definida. Mesmo com os desafios enfrentados, ele segue confiante e focado em novos objetivos, com a expectativa de aprimorar seus resultados nas próximas competições.
Os quenianos dominaram a edição de 2024 da São Silvestre, com vitórias tanto no masculino quanto no feminino, mas o desempenho de Maicon Mancuso continua sendo uma motivação para o atleta, que vai buscar superar a marca no próximo ano.