Uma ponte sobre o Rio Jacuí, no Rio Grande do Sul, na rodovia que liga os municípios de Agudo e Restinga, desabou na manhã desta terça-feira. A estimativa do comandante-geral da Brigada Militar do Rio Grande do Sul, coronel João Carlos Trindade, é de que havia entre 20 e 25 pessoas na ponte no momento do desabamento, que dez foram resgatadas com vida e as demais estão desaparecidas. Entre os desaparecidos está o vice-prefeito de Agudo, Hilberto Boeck.
Quatro helicópteros, oito barcos e cerca de 55 homens trabalharam até à noite na busca aos desaparecidos, de acordo o comandante. Ainda não há confirmação de mortos, mas o coronel afirmou, em entrevista à Agência Brasil, que “é muito difícil escapar com vida devido à forte correnteza”.
A ponte tem aproximadamente 300 metros e cerca de 100 metros desabaram. Segundo João Carlos Trindade, outras sete pessoas estavam nas proximidades da parte da ponte que desabou, mas não chegaram a cair no rio. As pessoas estavam aglomeradas na ponte para ver o grande volume de águas e a forte correnteza do Rio Jacuí, consequências das fortes chuvas na região, de acordo com o comandante da Brigada Militar.
Situação no Estado
Nas últimas 24 horas, a Defesa Civil do Estado registrou 343 desabrigados, 808 desalojados, 21 residências destruídas, 644 residências danificadas e 2 óbitos nos 36 municípios assolados pelos últimos desastres hídricos.
CANDELÁRIA – Aproximadamente 200 pessoas foram afetadas pelas águas do Rio Pardo, e um número estimado de 50 pessoas ficaram ilhadas, correndo risco de vida e já foram resgatadas.
TRAVESSEIRO – Pelo menos oito pessoas estão ilhadas na comunidade de Picada Felipe Ezek.
MARQUES DE SOUZA e POUSO NOVO – Pessoas ficaram ilhadas e foram resgatadas por integrantes o Corpo de Bombeiros de Lajeado e por integrantes das comunidades.
CERRO BRANCO – Em torno de 200 pessoas estão desabrigadas.
SANTA CRUZ DO SUL (comunidade de Rio Pardinho) – A comunidade foi fortemente afetada pelas águas do Rio Pardo, onde inúmeras pessoas se encontram ilhadas. Em Santa Cruz do Sul, em torno de 1.000 pessoas foram afetadas pelas cheias do Rio Pardinho.
NOVA PALMA – em torno de 100 pessoas se encontram desabrigadas e foram abrigadas em um ginásio de esportes. Aproximadamente 12 casas de famílias de baixa renda foram destruídas pelas águas da enchente. No interior do município, uma criança de 5 anos ficou soterrada, foi salva e levada ao Hospital de Santa Maria.
FOTOS JEFFERSON BERNARDES
Pelo menos 20 pessoas estavam em cima da ponte na hora do desabamento. Dez foram resgatadas com vida