Zulmara Colussi/ON
Um resgate dramático foi registrado ontem à tarde em Espumoso. As águas do Rio Butiá subiram rapidamente pegando Elizabete Geschwind, 51 anos, a neta Alice Kellerman, 4 anos, e a sobrinha Bibiana Araújo, 10 anos, de surpresa. As três são de Cruz Alta e passavam férias em Espumoso na casa de parentes. Elas estavam acampadas em uma cabana às margens do rio, quando começou a chover e o leito passou a invadir a área do acampamento, destruindo a cabana onde se abrigavam. Elizabete teve apenas tempo de erguer a menina de 4 anos em um tronco de árvore e se proteger com Bibiana em um arbusto menor. As três permaneceram no local por mais de duas horas e meia, entre 14h30 até ás 17h. Elizabete gritou por socorro e populares trataram de resgatá-la com barcos. No entanto a força da correnteza dificultou o trabalho. Ainda em Espumoso, um afluente do Rio Jacuí que passa dentro da cidade, o Arroio Trigueiro, transbordou rapidamente invadindo mais de 200 casas.
A chuva que cai no Estado desde a madrugada de ontem, só atingiu com intensidade o município de Passo Fundo, no final da tarde. No entanto, além de Espumoso, também causou estragos em Soledade, onde choveu quase 200 mm no dia, enquanto que em Passo Fundo até a medição das 15h havia chovido 11 mm. Na BR 286, entre Soledade e Lageado houve queda de barreiras em vários pontos. O trânsito ficou lento.
O observador meteorológico Ivegndonei Sampaio disse ontem que as condições do tempo seguem instáveis até sexta-feira. A chuva é mal distribuída e em áreas isoladas do Estado. Nesta terça-feira, por exemplo, a temperatura deve passar dos 30ºC. O abafamento provocará novas chuvas na quarta-feira que devem se repetir na sexta. Tempo bom, segundo Ivegndonei, somente a partir de sábado.
Resgate dramático em Espumoso
· 1 min de leitura