Agência de Notícias do Governo do Estado
A Defesa Civil do Estado encontrou nesta quinta-feira (7) os corpos de mais quatro pessoas que tinham sido dadas como desaparecidas após o acidente com a ponte sobre ponte sobre o rio Jacuí, na RSC-287, em Agudo, ou com as cheias em regiões ribeirinhas. Dentre eles, está o corpo do vice-prefeito do município, Hilberto Boeck, que foi resgatado à tarde. Além dele, foram retirados das águas os corpos de Adão Vitório dos Santos, 71 anos, em Barros Cassal, de Lori Ello Niemayer Dunke, 56 anos, e de Renato Camargo, 32 anos, que ficara a cerca de 500 metros abaix o da ponte ruída.
Anteriormente, já haviam sido encontrados os corpos de Ari Kappaun, 53 anos, em Candelária (04/01); Ronaldo Alexandre Rodrigues, 39 anos, em Espumoso (05/01); Jair Dias da Rosa, 25 anos, Barros Cassal (06/01); jovem de 16 anos, em Caxias do Sul, atingido por um raio quando recolhia o gado a cavalo, no distrito de Vila Oliva (03/01); José Tino Barbieri, 67 anos, em Faxinal do Soturno (04/01).
São 62 os municípios atingidos por chuvas fortes, temporais, enxurradas e alagamentos desde o dia 3 de janeiro. Destes, 19 decretaram situação de emergência: Campos Borges, Alto Alegre, Travesseiro, Vera Cruz, Tunas, Nova Palma, Serafina Corrêa, Fontoura Xavier, Segredo, Guaporé, São Valentim do Sul, Cotiporã, São Marcos, Bom Retiro, Bom Retiro do Sul, Garibaldi, Herveiras, Arroio do Tigre e São Jerônimo.
Foram danificados inúmeras vias rurais e urbanas, pontes, pontilhões, bueiros, residências e lavouras. Os problemas mais críticos concentram-se nas áreas rurais dos municípios.
SITUAÇÃO
Pessoas desabrigadas: 136
Pessoas desalojadas: 1222
Pessoas afetadas diretamente: 1.358
Total de pessoas afetadas: 135.743
Pessoas desaparecidas: 2
Óbitos: 9
Nos municípios de Restinga Seca e Agudo, equipes da Defesa Civil e do Corpo de Bombeiros continuam realizando buscas na região do rio Jacuí, mas com grandes dificuldades, em função do elevado nível das águas e das fortes correntezas no local.